
O restaurante Varandas do Cávado foi o vencedor da edição de 2022 do concurso gastronómico
António Catarino/TSF
O mês de março tem Sabores do Mar em Esposende, graças a uma iniciativa do município local. Nesta 24.ª edição, são 46 os estabelecimentos de restauração aderentes, 14 dos quais participam no tradicional concurso gastronómico.
Corpo do artigo
"Março com Sabores do Mar" é uma iniciativa que pretende levar à mesa dos restaurantes do concelho de Esposende o melhor que o oceano proporciona.
Pratos de peixe e marisco estão em destaque nas ementas de 46 restaurantes, 14 dos quais participam na 19.ª edição do concurso gastronómico que decorre em paralelo.
Para além destas iniciativas, a que se associam a doçaria e a panificação locais, mantêm-se os concursos "Fish Chef", destinado à comunidade escolar e "Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar", direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende.
No âmbito do Curso de Artes Culinárias do IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola Técnico Profissional - Extensão de Esposende) decorre outra iniciativa congénere.
Este ano, associam-se ao evento 26 pastelarias/padarias com fabrico próprio, a que se juntam os parceiros do projeto ESlocal - Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Endógenos.
Lançamento de um roteiro de restaurantes é novidade
Entre as novidades, de assinalar o lançamento de um roteiro dos restaurantes do concelho - "Esposende à Mesa" - , em suporte físico e digital.
No rol de iniciativas em tempo de estreia, referência para "Snack-Mar", cujo objetivo é privilegiar os petiscos do nosso mar, e para "Receitas a Olho", uma homenagem às receitas das mães e avós que, a olho nu e muitas vezes com escassos recursos, conseguiam confecionar refeições deliciosas, nutritivas e capazes de sustentar famílias numerosas.
Outra novidade é a iniciativa "Quebrar o Gel", que se traduz na criação de cocktails pela Escola Profissional de Esposende (EPE), elaborados a partir das bebidas "ESlocal": vinhos verdes, cervejas e licores artesanais.
A componente formativa volta a integrar a programação do evento, através da realização de ações de capacitação no âmbito do programa Formação + Próxima.
Monólogos da Cozinha e Salvar o Planeta à Mesa
Pelo segundo ano consecutivo, realizam-se as iniciativas "Monólogos da Cozinha" e "Street Fish Food", bem como as ações "Sem Diferenças: à mesa é que as gentes se entendem" e "Salvar o Planeta à Mesa", ambas já em 3.ª edição.
Uma vez que não haverá um espaço físico para a realização das iniciativas, a opção é o recurso à componente digital, com a realização de gravações e posterior publicação online de show cookings e outras ações temáticas.
Toda a informação está disponível no microsite no portal de turismo: msm.visitesposende.com.