O centro histórico de Murça é palco, nos dias 30 e 31 de maio, da 3.ª edição da festa ‘Brancos na Praça’, evento que coloca de novo a vila da região do Douro na rota dos grandes vinhos brancos portugueses e do mundo
Corpo do artigo
A festa volta a fazer-se em Murça com vinho, gastronomia e música com os ‘Brancos na Praça’ a evidenciarem a excelência do território para a produção de néctares de elevada qualidade.
As provas decorrem ao ar livre, dias 30 e 31 de maio, estando confirmada a presença de alguns dos mais conhecidos produtores do Douro - Symington, Van Zeller & Co, Wine & Soul, Quinta do Vallado - ligados a este concelho através da compra regular de uvas para vinhos brancos tranquilos e Porto branco.
Entre os produtores locais, referência para as Caves de Murça; Quinta de Porrais (Casa Santos Lima); Casa Agrícola Águia de Moura; Casa Agrícola Borges; Casa Boal; Casa Castro Malheiro; Monte de S. Sebastião: Successus Vini; Quinta do Cabeceiro; João Bessa Agrícola; Hotle (também com azeite Serra de Murça) e Baltazar's Vinhos do Douro.
O programa contempla provas comentadas, no dia 31 de maio, coordenadas pelo jornalista e crítico de vinhos João Paulo Martins (semanário Expresso e revista Grandes Escolhas).
As sessões são de acesso gratuito e lugares limitados, mas torna-se obrigatória a inscrição antecipada, através do e-mail: greengrape@greengrape.pt).
A edição deste ano é de estreia para a escanção Teresa Gomes, que irá desenvolver um conjunto de provas curtas à volta do território e da riqueza dos vinhos brancos de Murça.
Entre essas provas, estão previstos momentos em que a escanção apresentará as principais castas daquele concelho, como são os casos da Rabigato e da Gouveio, os vinhos feitos a partir de lotes ou de vinhas velhas, bem como uma atenção especial aos vinhos da Adega Cooperativa local.
Os produtos da região estão, igualmente, em destaque nesta festa, que é excelente oportunidade para comprar vinhos a preços de produtor.
Outras especialidades locais no domínio da doçaria - toucinho do céu e queijadas de chila (gila) -, os azeites e o fumeiro dão ainda mais sabor a um evento, que realça a qualidade dos produtos do concelho de Murça.
A localização em altitude, a natureza dos solos e a longa tradição no cultivo de variedades de uvas brancas fazem de Murça um caso à parte no panorama regional, fatores que têm suscitado um crescente interesse por parte das principais casas produtoras do Douro e dos apreciadores de vinhos brancos.
“Há uma crescente tendência para consumir vinhos mais frescos, mais leves e menos alcoólicos, e os vinhos com origem em Murça têm frescura, equilíbrio, elegância e alma. É aqui que nascem os grandes vinhos brancos do Douro atual”, sublinha Mário Artur, presidente da autarquia local, a entidade organizadora da festa ‘Brancos na Praça’.
Concertos animam as noites
O programa do evento inclui também momentos culturais, com destaque para dois concertos, que têm por base a aposta da
edilidade em apoiar valores da cultura da região do Douro e Trás-os-Montes.
No dia 30 de maio (6.ª feira), às 21h30 horas, atuará o duo Batucada; no dia seguinte, à mesma hora, subirá ao palco Emmy Curl, cantora natural de Vila Real, que apresentará o álbum “Pastoral”, uma homenagem à herança cultural do folclore português, distinguida com a conquista do prémio José Afonso 2025.
