Na Figueira da Foz, cidade com sabor a mar, a mesa vai estar posta, em 14 restaurantes, no período de 16 a 25 de junho, para saborear a tradicional caldeirada.
Corpo do artigo
O Festival das Caldeiradas insere-se no ciclo de iniciativas com o lema "Figueira com Sabor a Mar", que vai já na 32.ª edição.
O 3.º festival do calendário deste ano promove um dos pratos mais típicos da gastronomia nacional, confecionado por pescadores e muito apreciado pela variedade do pescado - raia, tamboril, pata-roxa, cação ou tremelga - e enriquecido com a sopa de peixe ou finalizado com a famosa massada.
Tudo gira em torno da caldeirada de peixe, cuja seleção e confeção ficarão ao critério e à imaginação de cada um dos 14 restaurantes participantes neste festival. A frescura do peixe é, na sua essência, a principal condição para o sucesso deste prato, bem como a variedade do pescado.
Desse modo, a caldeirada confecionada à beira-mar é sempre mais apetecível e até saborosa, apesar de se tratar de um prato de expressão nacional.
Os "peixes finos" e a petinga de Buarcos
A Figueira da Foz é uma região com tradição nas caldeiradas de peixe, segundo João de Lemos e Marcos Viana.
Para estes dois gastrónomos conhecedores, «as caldeiradas nesta região faziam a diferença, porque eram confecionadas com peixes finos (tamboril, safio, pata-roxa, cação, ruivo, raia, cherne, pargo e corvina)».
A Caldeirada de Petinga à Buarcos era única no início do século passado e acabou por ser o mote para outro tipo de caldeiradas, que hoje é vulgar encontrar-se por todo o país, feitas só com um tipo de peixe.
A gastronomia regional tem sido, desde sempre, um elemento primordial quando se fala na promoção turística de um destino.
Nesse sentido, o "Figueira com Sabor a Mar", de acordo com o seu dinâmico presidente, Mário Esteves, «está a tentar consolidar todo o trabalho anteriormente realizado nesta vertente nas últimas décadas». O objetivo é «estimular o consumidor na época baixa», e muito em especial «incrementar dinâmica na restauração local e diversificar a oferta turística do destino Figueira da Foz».
O êxito destes festivais de peixe, que se prolongam por 50 dias durante o ano, só é possível com o apoio de diversos patrocinadores, nomeadamente, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Turismo Centro de Portugal, Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião e várias empresas.
Restaurantes aderentes
Os 14 restaurantes aderentes a este festival são: Casa Marquinhas; Caçarola Dois; Caçarola-1; Lota Nova; A Cantarinha: Aldente; A Ver o Mar; Bijou; Casa Tirone; Restaurante dos Armazéns; Muralha Chafarica; Casa dos Papagaios; Pep"s, e O Pescador.
Próximos festivais
O calendário de iniciativas, que promovem a gastronomia tradicional figueirense, prossegue com Festival da Feijoada de Búzios, dias 8 a 17 de setembro, e a fechar, o Festival de Bacalhau e Derivados, agendado para o período de 17 a 26 de novembro.
A Figueira da Foz afirma-se, cada vez mais e ao longo de todo o ano, como um destino gastronómico ideal para os apreciadores da cozinha típica com sabor a mar.