Percorrer o Caminho de Salomão com o Escape Livre, este ano com novidades, é oportunidade invulgar para seguir parte do itinerário do elefante consagrado na obra de José Saramago
Corpo do artigo
Um novo formato, outros aliciantes e a mesma (elevada) qualidade organizativa são pontos-fortes da 3.ª edição do Off Road Bridgestone/First Stop Caminho de Salomão, nos trilhos da Beira Interior nos dias 7 a 10 de junho.
O reforço da componente cultural, indissociável deste passeio por fora de estrada, foi um dos objetivos traçados pelo clube da Guarda, particularmente ativo na promoção e divulgação da região, e que conta, nesta iniciativa, com a colaboração da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa e a parceria da Suzuki, a marca oficial.
Este ano, uma das grandes novidades é o percurso, que deixa de ter início em Lisboa, mais concretamente em Belém: a partida será dada na aldeia histórica de Castelo Novo, o que permitirá aos participantes dispor de mais tempo livre para visitar os locais por onde a imaginação de José Saramago traçou a Viagem do Elefante Salomão.
O paquiderme, em torno do qual gira a obra do Prémio Nobel, foi oferecido por D. João III ao primo Maximiliano II, arquiduque da Áustria. Em pleno século XVI e após dois anos em Belém, o elefante indiano fez a viagem de Lisboa a Viena.
Património, gastronomia e vinhos
Ao longo do percurso emoldurado por paisagens de cortar a respiração e pontuado por locais repassados de significado histórico, são vários os pontos onde é possível para carimbar o Passaporte da Rota Turística Literária Viagem do Elefante, entretanto criada.
O programa inclui, para além de Castelo Novo, visitas a Belmonte (Museu dos Descobrimentos); Sortelha; Guarda (centro histórico); Almeida (Museu Militar); Meda, Cidadelhe (casa-forte); Trancoso (Casa do Bandarra) e Castelo Rodrigo.
Provas de vinhos – neste domínio, a Beira Interior é uma região em crescente afirmação graças à qualidade e diversidade - e de produtos locais, bem como a gastronomia regional, acrescentam sabor a um programa deveras aliciante, vasto e muito diversificado.
Rota Turística Literária é o eixo principal
A coordenadora da Territórios do Côa, Catarina Moura, sublinha que «este ano a centralização do percurso no território de influência da associação e na Beira Interior, com passagem em todos os pontos referenciados na Rota Turística Literária, leva-nos a acreditar que, no final, todos os participantes venham a sentir-se verdadeiros embaixadores desta rota turística».
O Alambique Hotel Resort & Spa, no Fundão, é o palco para receção dos participantes, que podem desfrutar do Golden Rock Spa, de caraterísticas únicas no país.
As restantes etapas têm como pontos de chegada o Hotel Lusitânia, na Guarda, e o Hotel Turismo, em Trancoso, terminando o programa em Figueira de Castelo Rodrigo com o almoço de encerramento e a entrega de prémios SPAL no restaurante A Cerca.
Para Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, «as visitas a museus e zonas históricas serão um dos ‘ex-libris’ deste passeio todo-o-terreno».
A organização conta este ano com o Suzuki S-Cross como viatura oficial para enfrentar os trilhos mais desafiantes. O S-Cross incorpora o sistema All Grip Select da marca japonesa e revela "excelentes aptidões quer para o conforto das vias asfaltadas, quer para os percursos fora de estrada", sublinha Ana Guerreiro, responsável de vendas e marketing da Suzuki Motor Ibérica em Portugal.
As inscrições para o Caminho de Salomão devem ser feitas através do site www.escapelivre.com. Todas as informações podem ser solicitadas através do e-mail escapelivre@escapelivre.com ou do telefone 271 205 285.
