Os Heritage, produzidos pela Ravasqueira apenas em anos excecionais, traduzem o caráter dos grandes vinhos alentejanos. Dois tintos sublimes, elaborados em 2020 e agora lançados, celebram a excelência daquele ano
Corpo do artigo
Há vinhos que são a expressão máxima de um território de caraterísticas únicas.
O Monte da Ravasqueira, vizinho de Arraiolos, uma propriedade com uma área de 3 000 hectares, dos quais 45 hectares são ocupados por vinhas plantadas em vales que rasgam zonas de montado, goza de um microclima favorável.
A paixão da família Mello pelo mundo do vinho remonta a oito décadas, ao longo das quais essa dedicação constituiu desde sempre poderoso lenitivo para a procura da excelência.
Nesse enquadramento, hoje histórico, nascem os Heritage, elaborados apenas em anos excecionais, como foi o caso de 2020, muito quente e seco, o que permitiu uma maior concentração e qualidade da uva.
De tal modo, que foram produzidos, após estágio prolongado, dois tintos: Heritage Tinto 2020, um vinho de lote das melhores uvas da Ravasqueira, e Heritage Alicante Bouschet 2020.
«Um vinho ter honras de Heritage é algo muito pensado e debatido, é uma decisão tomada com o peso do tempo. Ao longo dos últimos 15 anos, foram poucas as ocasiões em que essa decisão foi tomada», justifica David Baverstock, responsável máximo de enologia do Grupo WineStone.
Na verdade, até agora o Heritage Tinto contava apenas com quatro edições – 2007, 2012, 2014 (todas com a chancela MR Premium) e 2017 – e o Heritge Alicante Bouschet apenas fora produzido em 2014.
Um património feito de vinhos que são um tributo ao ‘terroir’ privilegiado, contam a história de um passado e marcam o futuro, face ao potencial de guarda que possuem. O tempo é um dos fatores primordiais no enriquecimento destes vinhos produzidos com minúcia pelas dedicadas equipas de enologia e viticultura.
Todos os detalhes são trabalhados com recurso a uma vitivinicultura de precisão, que estuda cada videira, seleciona as melhores uvas de cada casta e escolhe os cachos perfeitos, colhidos no momento ideal.
Dois tintos de grande classe
O Heritage Tinto 2020 foi elaborado com as melhores uvas das castas Syrah, Touriga Nacional, Touriga Franca, Alicante Bouschet e Petit Verdot.
A vinificação decorreu em lagares, após a maceração a frio ao longo de cinco dias, numa fermentação longa (média de 10 a 12 dias). A fermentação maloláctica e o estágio de 24 meses foram realizados em barricas novas de carvalho francês. Seguiu-se o estágio em garrafa, durante um ano, no mínimo, até ter o aval da equipa de enologia.
Foram produzidas 2 000 garrafas.
Trata-se de um vinho complexo, encorpado, com aromas de ameixa, fruta vermelha, pinheiro. Na boca, notas de pimenta preta e alguma mineralidade. Na prova, destacam-se os taninos bem presentes, a frescura e a concentração. Um vinho cheio de personalidade, moderno, com um final longo e potente.
O Heritage Alicante Bouschet 2020 foi trabalhado com igual cuidado, com mais tempo (28 meses) em barrica. Para o mercado, saíram 4 500 garrafas.
São dois vinhos para ocasiões especiais, ambos com o preço recomendado de 49 euros, e que conjugam tradição e modernidade, honrando a história de uma família, afirmando-se como referência dos vinhos alentejanos e como um dos ex-libris da Ravasqueira, a empresa, que pertence ao grupo WineStone, a plataforma de investimentos do Grupo José de Mello dedicada ao setor dos vinhos.
