Corpo do artigo
O restaurante A Fandanguita, em Fátima, é um dos melhores locais daquela região para fazer uma refeição. O proprietário esteve emigrado e nesse período da sua vida aprendeu tudo sobre hospitalidade e qualidade de serviço. Merece visita demorada este restaurante muito especial da estrada que liga Fátima a Minde. Todos os momentos nesta casa ficam bem vivos na memória.
Logo à entrada, somos brindados com um expositor refrigerado com peixe e marisco do dia. A frescura é um imperativo de honra. Peixes de bitolas maiores, mariscos especiais como vieiras, amêijoas e camarão da costa, inspiração não falta para orientar a sua refeição como se estivesse à beira-mar. A mulher do proprietário governa a cozinha com mestria.
Para entrada, produz-se um pratinho com quatro delícias, podendo a composição variar de acordo com as disponibilidades do mercado. Salada de grão, azeitonas curadas, cogumelos salteados e morcela de arroz, bem típica desta região, são uma belíssima forma de começar. Também há pataniscas de bacalhau perfeitas na fritura e sabor, português algum se nega.
Os pratos de peixe são muito especiais, a começar pelo fantástico arroz de marisco que sai da cozinha. Igualmente deliciosa é a massada de peixe com camarão. Caldo maravilhoso, base de bisque. É muito especial a cataplana de marisco, integração perfeita dos ingredientes. Há arroz de tamboril também muito saboroso. É casa muito especial, este Fandanguita. O bacalhau assado com batata a murro encanta a maioria dos clientes e é mesmo muito bom, feito com bacalhau selecionado.
Nos pratos de carne, estamos muito bem. Os bifes são deliciosos e acompanhados de molho especialmente feito para cada um. Gosto muito da posta grelhada que aqui se prepara, sempre feita a partir das melhores carnes. A picanha grelhada é deliciosa e fresquíssima, com a assessoria de migas e batatas fritas que nos dá sempre muitas alegrias.
Nas doces terminações, estamos sempre garantidos. A mousse de chocolate é caseira e é muito boa. O pudim de ovos da casa é sempre fantástico. Faz-se um bolo de chocolate que satisfaz sempre muito bem. O bolo de bolacha também é recomendável. Estamos perto da que é conhecida como casa dos pastorinhos e por isso a afluência de visitantes é grande. Mas com A Fandanguita temos a enorme motivação de comer bem e passar um excelente momento. E para muitos será uma grande surpresa. Numa próxima ida a Fátima, não deixe de vir à Fandanguita.