Corpo do artigo
As caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia são o cenário de sempre do Porto. São o pano de fundo de uma atividade que está intimamente relacionada com o histórico e emblemático vinho do Porto. Entre o imenso casario, damos com as caves da Taylor’s, onde desde há décadas está instalado o restaurante onde me encontro. Trata-se do Barão Fladgate, balaustrada de excelência para o rio Douro, liderado pelo chef Tiago Ramos. Clientela maioritariamente estrangeira e o cardápio demonstra-o bem. Mesmo assim, a portugalidade marca os seus pontos e vale muito a pena vir até aqui para uma refeição.
Nas entradas dispomos, por exemplo, de um delicioso creme de alho-francês fumado, com broa de Avintes, caviar e gema panada. Toda uma revolução gastronómica. Podemos optar por uma entrada evocativa do imenso sul, carapau alimado e braseado, consomé das espinhas, coração de tomate e texturas de beterraba. Se preferimos uma entrada marítima, são incríveis as vieiras coradas, com cremoso de pastinaca, maçã Granny Smith e feijão-vermelho.
Nos pratos de peixe, o convite é geral e muito saboroso. Temos um bacalhau confitado, espuma de pil-pil, endívia fumada e puré de alho-francês, proposta ibérica surpreendente. Também temos ao dispor um extraordinário naco de atum fresco, manteiga noisette de baunilha e louro fumado com cevadoto de tomate e limão. Estamos no Porto, claro que tinha de haver polvo. E aqui está ele. Polvo assado, puré de batata e maionese de maçã verde e açafrão.
Os pratos de carne desempenham papel semelhante na toada de cuidado culinário extremo que nos envolve. É excelente opção o cachaço de porco ibérico com puré de batata e queijo Serra da Estrela, é mesmo de ir às nuvens. Também há um ortodoxo magret de pato, acompanhado de cremoso de batata e beterraba. E é excecional o filet mignon de novilho, cogumelos shitake e molho de tripas à moda do Porto. Muito sabor, consensualidade e sobretudo novidade.
Termine a refeição com o prodigioso cheesecake de banana com gelado de caramelo salgado. Ou com a panacota de milho que aqui se faz. Mas se quer terminar com uma surpresa inesquecível, opte pela maçã assada com massa kataifi, castanha e noz pecan. Uma aventura que liga muito bem com tanto que ainda temos para descobrir no fabuloso universo do vinho do Porto. Vai querer voltar em breve.