Corpo do artigo
O Bonjardim, localizado em Lisboa, é, desde 1959, o local onde o frango de churrasco começou e fez crescer a sua fantástica epopeia. Manuel Castanheira Martinez foi o responsável pelo feito. A casa iniciou a sua atividade em 1950, pelo que podemos dizer com segurança que se trata da primeira cozinha a oferecer a iguaria em Portugal.
O segredo principal está no molho, feito com os sucos gerados pela assadura lenta do frango, acrescido de outros ingredientes a que obviamente não temos acesso. Esse segredo permanece na venerável família e ainda o podemos apreciar com toda a propriedade neste reduto junto ao Coliseu de Lisboa. Segundo a revista Flama, curiosamente gerida em tempos que já lá vão pelo meu pai, a confirmação apoia-se num artigo dado à estampa em 1965.
Estamos nos primórdios. Algumas casas próximas da Travessa de Santo Antão continuam a oferecer a iguaria. O fundador passou o segredo do molho para Henrique Castanheira Pinheiro e a casa oferece no seu cardápio bastante mais do que o pitéu ancestral.
Temos, por exemplo, à laia de entrada, finas fatias de presunto para nos entretermos enquanto decidimos o resto da refeição. Pontifica o nosso querido pastel de bacalhau e pode vir para a mesa um queijinho de ovelha fatiado. Sendo a especialidade do Bonjardim o frango assado, claro que há uma belíssima canja com que podemos e devemos iniciar as hostilidades.
Nos pratos de peixe, impera o fiel amigo, com um maravilhoso bacalhau frito, servido em posta com forte inspiração no bacalhau à Braga. A cebola substituída pelo alho e o acompanhamento opcional entre a batata frita e a variante assada a murro. Os já referidos pastéis de bacalhau surgem de novo, com arroz e salada, tornando-se também prato completo. Sou fã dos filetes de pescada com arroz e salada, com maionese ao lado são delícia divina. E há gambas grelhadas que satisfazem muito bem.
Entramos nos pratos de carne e damos com o muito amado frango assado no espeto, a que já fiz as devidas e obrigatórias loas. Da muito competente grelha sai uma costeleta de novilho grelhada que nos põe bem felizes. A carne é de excelente qualidade. E há febras de porco grelhadas com arroz e batatas fritas que preenchem tantas vezes o nosso imaginário quando a fome se aproxima.
A mousse de chocolate, o arroz-doce e o pudim flan são as propostas mais firmes quanto à doce terminação. Mas num dia feliz, não deixe de experimentar o bolo de maçã. Melhor ainda, acompanhado por chantilly. Volta-se muitas vezes a este grande Bonjardim.