Corpo do artigo
Sabe bem chegar a esta mesa na Cave do Encontro, sobretudo quando se está de viagem. Carlos Silva é o grande restaurador deste lugar de Branca, perto de Estarreja. Ama a sua profissão e vive para proporcionar prazer a quem se aproxima e senta à sua mesa. Há finas fatias de presunto para petiscar, tanto que se preparam aqui ovos rotos com presunto perfeitos. Carlos tem os seus fornecedores prediletos e, por isso, consegue oferecer uma maravilhosa alheira de caça frita, que nos coloca logo à porta do paraíso. Vem também um queijinho de ovelha curado e fatiado fininho.
Entramos na secção do mar, para encontrar belíssimas lulinhas grelhadas, ou melhor ainda, as ditas lulinhas com gambas, espécie de surf and turf marítimo. Faz-se um maravilhoso polvo à dona do lagar, que podia ler-se polvo à lagareiro e que nos dá tantas alegrias. É maravilhoso o bacalhau com manto de broa, a forma carinhosa como o grande Carlos Silva propõe o prato diz tudo. Estamos perante a preparação do famoso bacalhau com broa, com o azeite certo configura salvação imediata. Também há bacalhau frito com cebolada, evocativo da preparação à moda de Braga, que tanto nos encanta. Há peixe do dia, sempre fresco, que nos propõe um voo diferente. As competentes brasas devolvem-nos produto nas melhores condições, com que nos deliciamos à mesa.
Os pratos de carne contêm propostas muito válidas para a nossa refeição. É divinal o bife três pimentas flambeado, evocativo da clássica cozinha de sala e que sabe sempre bem. Faz-se um cabrito frito que apela aos nossos sentidos e nos cativa para sempre. A carne da raça marinhoa medra aqui perto e tem direito a presença individualizada na ementa. Temos a copiosa posta grelhada, a que juntamos molhos e temperos a gosto, com muito prazer. Mais prazer ainda dão os maravilhosos naquinhos marinhoa, peças tenríssimas cheias de sabor e cozinhadas no ponto da nossa preferência. Faz-se o bife da cave que configura o topo de gama da oferta de marinhoa. Se está com fome daquela, opte pelo saltarico de carnes, composta por porco, vitela, aves e alheira, peças grelhadas a preceito e com muito jeito.
Por encomenda, há pratos da região que são particularmente inspiradores. A caldeirada de enguias é fundamental para entender devidamente a gastronomia da região. Adoro a chanfana de cordeiro. E rendo-me ante o maravilhoso arroz de cabidela. Há uma série de sobremesas de inspiração caseira que vamos querer provar para terminar a refeição em beleza. Grande encontro com a boa comida, aqui na Cave do Encontro.