Corpo do artigo
Conheço Tanka Sapkota há tempo suficiente para não me recordar de quando nos conhecemos. Sei que a empatia foi imediata, ainda os seus filhos estavam em idade pré-escolar. Juntamente com a sua mulher Rita - Sita em nepalês -, o seu projecto Come Prima é um dos mais fundadores na cozinha italiana entre nós.
Neste reduto junto à Pampulha, pratica-se a autêntica cozinha italiana sem contemporizações, e está-se muito bem. Gosto de começar com mozzarella fresca de búfala temperada apenas com azeite e manjericão, é sempre um sinal de grande tratamento. Sou incondicional fã da melanzane alla parmigiana - beringela assada com queijo parmesão -, gosto sempre de recordar tempos passados na bonita região italiana da Campania. Faz-se uma entrada que também recomendo, feita com creme de queijo Fontina, ricotta de cabra e batata. Não é comum entre nós e no Come Prima é uma das grandes delícias disponíveis.
Nesta altura do ano, ainda saem cogumelos frescos em forno a lenha, outra perdição. Há pizzas e massas em oferta abundante, as primeiras com certificação garantida internacionalmente, as segundas repletas de sabores simpáticos para todo o português. Caso por exemplo do Tajarin com sálvia, manteiga dos Açores e trufa negra. Vale a pena conferir a Lasanha de carne no forno, para matar saudades da preparação original. Gosto muito da massa Tagliatelle com cogumelos frescos e camarão de Moçambique, combinação de sabores excelente. E o Spaghetti com ameijoas do Algarve que aqui se prepara é maravilhoso.
No capítulo dos pratos principais não hesito em propor os Escalopes de vitela à milanesa, panados e acompanhados por massa, como manda a regra. É imperdível o Ossobuco de vitela Mirandesa com cogumelos Porcini, feito no céu e trazido directamente para o nosso prato. Momento mais que oportuno para explorar a boa garrafeira do Come Prima, um bom tinto da região italiana de Barolo irá aqui muito bem. Ou um branco clássico do Douro, opções não faltam.
Das muitas pizzas disponíveis, as minhas favoritas são a Pizza calzone napoletana com salame picante. Como o nome diz, é uma pizza fechada, é feita ali mesmo, no forno que dá para a sala. Igualmente recomendável é a Pizza com burrata e presunto de Parma, surpreendente na ligação de sabores. A fechar a refeição, há sempre espaço no estômago para o excelente Tiramisú que aqui se faz. Ou uma Panna cotta feita como se estivéssemos em Itália. E no fundo estamos. Depois da primeira experiência, o Come Prima é a melhor forma de viajar.