Corpo do artigo
A Cervejaria Dom Bilas, em Barreiralva, concelho de Mafra, é lugar excelente para a prática do petisco. Com a canícula a apertar, claro que a cerveja domina as preferências líquidas, o que de certa forma se compreende.
Há caracóis de boa receita, muito bem executados. Faz-se um chouriço assado muito bom, tanto pelo produto como pelo processamento. Impossível resistir a um pratinho de moelas estufadas, é coisa que se repete sempre, várias vezes. Faz-se uma salada fria de orelha que se oferece bem à mastigação, confirmando o excelente estatuto culinário da casa. Digo o mesmo sobre a maravilhosa salada de polvo de que a casa dispõe e nos serve com vaidade. O pica-pau é perfeito, temperos atinados e matéria-prima da melhor qualidade. E fazem-se umas pataniscas de bacalhau cheias de sabor e crocância que com um pouco de pão vamos consumindo com muito prazer.
Apesar da tentação de nos ficarmos pelo petisco, o Dom Bilas merece o investimento nos pratos principais. O bacalhau à lagareiro é uma delícia, quase prolongamento da primeira etapa dos petiscos. Colagénio ao rubro, azeite de gabarito e trabalho perfeito de forno. Neste prato, o português gosta de encontrar alho e boas batatas e aí estão a pontificar.
Quase da mesma forma e seguramente com a mesma mão, sai um polvo à lagareiro que vira todas as cabeças. Curioso como neste lugar mafrense damos de caras com as nossas raízes. Espécie de totem culinário lusitano. Grande país, o nosso. No capítulo dos pratos de carne, há muito por onde escolher. O bife de novilho dos Açores é de gabarito e podemos aplicar-lhe ou não o ovo a cavalo. Boas batatas fritas traz sempre. Poderá preferir as maravilhosas costeletas do cachaço, ricas no sabor e mais suculentas.
As brasas da cozinha estão sempre em funções, podemos e devemos enveredar pela ousadia máxima. A grelhada mista é bom caminho, com as peças tratadas individualmente segundo o seu padrão de cozedura e a crocância que se deseja. Nesta casa, a entremeada é distintiva e os sabores com que sai da cozinha são divinos. Os célebres e típicos lagartos são servidos e a tenrura a toda a prova é uma tentação. O piano grelhado segue a mesma linha e é fantástico.
Carne desta qualidade merece bem uma boa oferta de vinhos. E há leitão de Negrais, de fornecedor da confiança da casa que é bem bom e até se pode levar para casa. As sobremesas caseiras disponíveis no dia são a doce terminação de uma empreitada muito feliz.