Corpo do artigo
O restaurante Dux Petiscos e Vinhos, em Coimbra, é um dos melhores lugares da cidade do conhecimento para a prática do petisco. O proprietário Luís Moura acolhe diariamente passantes e clientes habituais que buscam boa comida, bons vinhos e bons momentos. Conhece em profundidade os gostos e preferências da clientela. Desde os tempos remotos da sua passagem pela Costa Nova que acompanho de perto os seus movimentos, todos coroados de êxito.
A secção petisqueira contempla o mar e a terra em capítulos diferentes. No caso dos petiscos do mar, temos fantásticas gambas ao alho, preparadas segundo a cartilha clássica. Muito bem temperadas, são processadas de forma a preservar qualidade e consistência. Há um maravilhoso e cremoso bacalhau à Brás, que acompanhamos com gosto com um dos muitos vinhos brancos disponíveis. Gosto muito das tiras de choco panadas com maionese de limão. São evocativas do tradicional choco frito à moda de Setúbal, mas aqui feitas com sofisticação acrescida. A maionese é particularmente feliz no encontro com o choco. Há pica-pau de atum, em cubos de dimensão suficiente para se oferecer à mastigação, o que dá uma sensação feliz no palato, de muito conforto.
Os petiscos da terra também têm os seus encantos. Os ovos rotos são perfeitos em sabor e textura. O brás de alheira é delicioso. Adoro e recomendo o queijo camembert no forno com mel e tomilho. É genial a salsicha de porco grelhada com molho chimichurri, virtude tanto da excelsa qualidade da salsicha fresca como do molho feito à moda da pampa da Argentina.
Os pratos principais de peixe são todos de devorar até à última garfada. Há um bife de atum grelhado com molho à portuguesa que desperta a gula ao máximo. Faz-se um bom bacalhau lascado com broa, excelente azeite, temperos ao rubro. E o polvo à lagareiro é suculento e viciante.
Nos pratos de peixe contamos com algumas glórias. O bife à Dux com molho de pimenta ou cogumelos é fantástico. Faz-se uma deliciosa grelhada mista de porco ibérico com batata frita e abacaxi que fica bem viva na memória. E da oficiante grelha sai um fantástico chuleton Black Angus maturado que satisfaz profundamente.
As sobremesas configuram tentação severa. O cheesecake de chocolate branco com frutos vermelhos tem novidade e arrojo. O milfolhas de limão e baunilha é divertido e suculento. E há uma mousse de queijo Serra da Estrela que não pode deixar de provar. Assim como não pode deixar de conhecer e frequentar este Dux Petiscos e Vinhos.