
Direitos Reservados
Corpo do artigo
O bairro de Campo de Ourique permanece chamativo para os amantes de boa comida e bons momentos. O Magano abriu portas em 2002, pelas mãos dos dois irmãos Marco Luís e Bruno Luís, como restaurante de comida tradicional portuguesa com influências do Alentejo. Hoje Magano rima com restaurante alentejano e agora, com instalações mais espaçosas, atrai ainda mais comensais em busca das muitas delícias do Alentejo. E não só.
Nesta casa pratica-se o petisco à laia de entrada e escolha não falta. A empadinha de galinha é muito boa e rica no sabor e ninguém se faz rogado perante uma ou duas. Há também torresmos do rissol feitos a preceito e satisfazem bem as necessidades da gula. Os peixinhos-da-horta são perfeitos, crocantes e fritos sem sobras de gordura, pelo que juntamente com a saladinha de grão com bacalhau são um excelente início de refeição.
Nos pratos quentes o desafio continua muito sério. Sopa de tomate com garoupa e ovo escalfado é uma boa forma de começar. Muito bem ligada, o peixe colocado dentro ao lado do ovo resulta bem. Há lombo de bacalhau assado alto e suculento, como se impõe, e há lombinhos de pregado à Bulhão Pato, que satisfazem sempre. Gosto muito das lulinhas fritas em azeite, alho e coentros, feitas delícias que não ocupam espaço. A barriga de atum assada é gloriosa, mas não se esqueça das carnes e das suas muitas tentações.
Uma delas são os pezinhos de porco de coentrada com pão frito, a outra é a perdiz de escabeche, maravilha da cozinha portuguesa de sempre. São excelentes as costeletas de borrego no churrasco com batata palha, pequenas e gostosas como se impõe, e há sempre entrecosto frito com migas de coentros.
Querendo, faz-se um bife do lombo à portuguesa que satisfaz muito bem, com batatas fritas como manda a regra. Os irmãos Marco e Bruno estão sempre atentos e preparados para qualquer pedido diferente. Nos dias em que há cozido de grão ou borrego assado perdemo-nos da forma mais deliciosa.
A secção da doçaria é rica e farta, com mais de uma dúzia de perdições possíveis. As farófias são caso muito sério e a sericaia põe-nos à prova na resistência ou não à tentação. É excelente a encharcada de ovos e o cheesecake de lima e limão pode ser o remate final ideal. Saímos a agradecer por ter aqui este grande amigo magano.