Corpo do artigo
Olhão está no sistema hidrográfico da Ria Formosa e habituou-nos a todos a estabelecer nas suas mesas marítimas romaria frequente, pelos seus múltiplos encantos. É certo que no verão as marés de pessoas ávidas de experiências gastronómicas felizes inundam os lugares, mas o inverno tem muitos encantos. Bem perto do centro, na Fuseta, está este Maresia, de inspiração brasileira. Cardápio variado e boa disposição de quem nos atende são fatores indispensáveis. A toada culinária é maioritariamente de fusão e surpresas boas não faltam.
Faz-se de entrada um bao de camarão muito saboroso, o pão a deixar-se impregnar pelo camarão e condimentos a ponto de apetecer logo repetir. Há um pão de queijo recheado com costela BBQ (barbecue) e cebola crocante que é saboroso e equilibrado. A entrada de vieiras no forno com puré de ervilhas é excelente em termos de textura e sabor. E o polvo assado com puré de batata doce mostra como este lugar pode ser poderoso.
Os pratos de peixe exprimem na perfeição o aspeto de fusão por que se pauta a cozinha. É delicioso o arroz cremoso e tempura de peixe, crocância bem conseguida e o arroz a evocar o ambiente de risoto. Acontece o pleno no risoto negro. Trata-se de um arroz de tinta de choco, camarão tigre, polvo e vieira e é viciante. Tem tudo o que nos prende às maresias de Olhão e vai mais além, com temperos e toques que convencem bem. Há vários pratos com este pendor no cardápio. Destaco pelo brilhantismo a moqueca do mar, feita com peixe, polvo, camarão e amêijoas. Hino à técnica brasileira e ao produto português. Na secção das carnes a oferta é mais conservadora e não menos deliciosa. São disponibilizados vários cortes de peças que nos são familiares. O melhor exemplo é porventura o fantástico Maresia steak, um bife de 300 gramas do pojadouro, o mesmo que o italiano Marrare imortalizou na baixa lisboeta. Autêntica armadilha sentimental para o português, fica-se fã logo na primeira garfada. Há excelentes costeletas de borrego, que podem ser fritas ou grelhadas. E há o excelente Maresia Burguer, um hambúrguer de black angus servido em pão brioche que nos leva ao céu.
Das terras de Vera Cruz surge uma sobremesa altamente recomendável, de seu nome coco nevado. É uma mousse de coco e chocolate branco, com crumble de coco queimado. Maravilhosa. E há também um petit gâteau de goiabada, cheio de encantos mil, numa oferta pouco frequente nas mesas de Portugal. Não deixe de conferir o cheesecake da casa, espécie de porto seguro. Aqui viaja-se através do oceano e volta-se sempre em segurança.