Corpo do artigo
Fica no Romeu, às portas de Mirandela este pequeno paraíso, de bem comer e bem estar. Acesso muito fácil, estacionamento sem qualquer problema e muita paz e silêncio à volta. Entramos e percebemos que estamos em casa outrora habitada, hoje convertida neste Maria Rita. O cardápio segue as linhas de raízes e proximidade e tudo aqui é transmontano, desde o ar que se respira ao azeite que se prova. Todo e qualquer petisco ou prato configura refeição completa, ninguém sai com fome.
Sabe bem matar o bichinho da fome com uma genial e cândida açorda de espargos bravos, ligada com muito carinho e feita sem véus nem disfarces. À laia de entrada, resultam muito bem os tostadinhos da alheira, feitos com o enchido da mais alta qualidade. Há um bacalhau assado com batatas grelhadas que nos põe nas nuvens, hidratado copiosamente pelo magnífico azeite da casa, que se pode comprar e levar para casa. E há o bacalhau à Romeu, muito especial e que obviamente recomendo vivamente. Vem frito, à maneira de filetes, acompanhado de batatas que são primeiro cozidas e depois fritas, aproximando-se da textura do bacalhau. É mesmo muito bom.
Nas carnes há valores infalíveis. A sopa seca é um dos emblemas do Maria Rita e vem para a mesa em travessa funda que exploramos com colher grande e sabe pela vida. Faz-se aqui um prato de tacho que me leva às lágrimas só de pensar, que é feijoca à transmontana, misto de cozinha de pastor e de hortelão que nesta altura do ano apetece particularmente. Também há posta grelhada, feita com carne de primeira que depois exploramos devagar no prato, com pão, arroz e legumes. Gosto muito dos bifinhos na caçarola, é prato que fica na memória e todos gostam. É servido como se fosse dose individual, em ambiente de cervejaria.
Nas doces terminações brilha o receituário caseiro de sempre. Nota especial para a mousse de chocolate negro com azeite, pela utilização mais que apropriada do ouro líquido para enaltecer as virtudes do chocolate. O queijo com compotas da casa revelam um outro manancial desta Maria Rita prodigiosa, pela oferta de compotas da casa, também disponíveis para venda. O leite creme vale muito a pena, e pode ser queimado ou não, mas suculento e guloso é sempre. E também há um maravilhoso pudim de ovos que encanta e faz sonhar. Este lugar do Romeu é experiência para repetir todas as vezes que se pode, ou mesmo para vir de propósito para uma boa refeição.