Corpo do artigo
Dedico esta prosa a Manuel Miranda, um dos sócios da gloriosa casa que é O Churrasco, em Lisboa. Espero que se recomponha em breve e que continue a proporcionar-nos os muitos e bons momentos que sempre ofereceu a todos. Escanção de corpo e alma, chegou a governar os destinos da associação de Escanções de Portugal com a mestria com que faz tudo.
Aqui no reduto maravilhoso da rua das Portas de Santo Antão, que é a rua do Coliseu, o frango no churrasco é rei, mas há muito mais para explorar. Começamos com belíssimas e finas fatias de presunto, cortadas no momento por mãos experientes. Serve-se aqui um excelente cocktail de gambas, preparado à moda antiga como é raro encontrar-se hoje em dia. Gosto muito de entrar com espargos frios com maionese, é uma entrada fria que dá muito prazer, especialmente em tempo de canícula como a que estamos a viver.
Nas entradas quentes, a minha recomendação vai para os cogumelos frescos salteados com presunto. Também gosto muito das amêijoas à Bulhão Pato que a casa prepara, executadas segundo a receita canónica original, partindo apenas do suado dos bivalves. Este Churrasco tem uma das melhores preparações de gambas al ajillo da cidade, com um bom vinho branco de entre os muitos que a casa tem na sua boa garrafeira, é satisfação garantida e superada.
Os pratos de peixe merecem atenção e conferência. Destaco o bacalhau à moda de Viana, que consta da posta frita acompanhada por batatas fritas às rodelas e aprimorada por copiosa cebolada. As lulas grelhadas na brasa vêm com um molho delicioso e são fresquíssimas. Também há povo assado à lagareiro feito a preceito, sempre com excelente azeite virgem extra. E sou fã das lulas e gambas com bacon na chapa, matéria-prima de primeira.
Nos pratos de carne, a preferência vai obviamente para o frango no espeto. De resto, foi o que nos aqui trouxe. Criação selecionada, os frangos passam pela inefável marinada de manteiga, limão e piripiri que conduzem ao primoroso produto final que tanto amamos. Da grelha saem também costeletas de borrego de que todos gostamos sempre. Há uma espetada mista de carnes que é primorosamente executada, como tudo o que passa pela grelha abençoada. O lombinho de porco é fantástico, vale bem a pena numa das suas visitas experimentar. E há um caril de frango à indiana que vai querer provar, para nunca mais dispensar.
Nas doces terminações, tem, por exemplo, pudim flan do mestre Chico, muito bom. Ou um maravilhoso toucinho do céu. A torta de laranja é de levar muito a sério. Assunto sério é também frequentar esta grande casa.