Corpo do artigo
No restaurante O Legado, em Viseu, o empresário Nelson Mota estabeleceu o seu quartel. Seguiu os passos de seu pai, em Alvarenga, na bem afamada Casa Mota, um dos melhores exemplos do bife de Alvarenga, de bovino da raça arouquesa. Durante vários anos, a Casa Arouquesa, também em Viseu, foi o seu negócio principal, até que chegou o momento de enveredar sozinho para este novo projeto.
O Legado tem, por isso, contornos de manifesto para Nelson Mota. Criou uma oferta gastronómica interessante e variada no novo espaço e, ao mesmo tempo, aprofundou o conceito de raízes, que toca toda a portugalidade.
Nas entradas, encontramos excelente carpaccio de vitela, particularmente delicioso. Há chouriça caseira frita, suculenta e intensa no sabor. O pastel de carne à Legado tem a configuração de quenelle e, por isso, evoca o pastel de bacalhau. Mas é de carne e é muito bom. Também encontramos alheira frita, um petisco que é do agrado de todos os portugueses. Um queijinho de ovelha curado pode ser a alternativa que apetece.
O peixe marca presença através do que aqui se chama bacalhau roto. Trata-se de uma adaptação do prato e, em vez do presunto, tem bacalhau lascado. O sabor é muito bom. Há um outro prato de bacalhau, o bacalhau à Legado, e que é a posta frita com cebolada, um pouco à maneira da preparação à Braga.
Na secção de carnes do cardápio, sente-se a importância que Nelson dá as suas raízes. A vitela assada no forno é fantástica. Tenríssima e muito saborosa. Faz-se no Legado um maravilhoso esparguete à bolonhesa, a solução clássica de massa e carne picada que todos amam. Também há um arroz de pato que é uma delícia. Os secretos de porco ibérico encontram eco nos amantes de carne e proporcionam alternativa interessante. Há uma variedade apreciável de bifes, que são uma espécie de ex-libris deste Legado. Faz-se um excelente bife da vazia, de confeção irrepreensível e respeitadora dos sucos presentes na carne. Também há bife de alcatra, carne muito gostosa e macia. O bife especial à Legado situa-se em termos culinários entre o marrare e o bife à café e é viciante. Está disponível um excelente bife do cachaço de porco, feito com primor.
Nas sobremesas encontramos um exemplar pudim de coco e um fabuloso crepe de maçã. Apetece sempre o cheesecake de frutos vermelhos, feito aqui. E a mousse de chocolate é a doce terminação mais consensual. Saímos sempre felizes de uma refeição no Legado. E mentalmente fixamos o que queremos provar na próxima vinda.