Corpo do artigo
O Luís é descoberta recente, resultante de recomendações de amigos e colegas de ofício. Tornou-se rapidamente em destino frequente pela qualidade suprema de todo o cardápio e pelo bem que nos faz à alma. Emília, mulher de Luís, oficia na cozinha com enorme talento, Luís trata de estar mais presente na sala. O espaço não é grande, mas é francamente aconchegante.
À laia de entradas, temos delícias que vêm para a mesa. Ovos rotos com presunto, preparados da forma mais cândida, são excelentes opções para partilhar. Um queijinho de ovelha fatiado também é forma de começar em beleza. Os pastéis de bacalhau da D. Emília são maravilhosos e as empadas não lhe ficam atrás.
O cardápio de peixes é extenso e variado. Há ótimos choquinhos fritos à algarvia, suculentos e cheios de sabor, como se impõe. As ovas de pescada podem ser cozidas ou grelhadas e são fresquíssimas. Batatas cozidas e feijão-verde e prepara-se um banquete de reis. Mas há mais. Peixe-espada-preto, por exemplo. A praça de Alvalade fica logo ali e a oferta é diariamente renovada. Faz-se uma excecional cataplana de garoupa com gambas que levamos até se esgotar todos os sucos, com bom pão. Nesta altura do ano, há arroz de lampreia que é do outro mundo.
Nas carnes temos boas opções. O coelho frito é um caso muito sério, crocância e temperos de algum arrojo, valorizando muito o produto. Faz-se um arroz de pato que prende a alma e obriga a voltar. Os bifes são parte nobre da oferta diária e estão sempre em evidência. Destaco o bife da vazia, grelhado ou frito, com ou sem ovo, sempre delicioso e em sintonia profunda com o nosso desejo.
O pessoal da casa é solícito e está preparado para atender aos nossos desejos, adaptando-se facilmente às nossas vontades. A clientela residente no bairro é parte nobre do cardápio, por isso uma refeição aqui é estar como em casa. Os mais novos estão incluídos e todo e qualquer pedido especial é atendido facilmente.
O ambiente familiar instalado é reflexo também das sobremesas disponíveis. Muito boas, a propósito, as clássicas farófias e excelente a mousse de chocolate. Quando der por si, vai estar a caminho desta grande pérola restaurativa. A oferta vínica é competente e sobretudo bem ajustada às necessidades colocadas pelo cardápio. Tudo como se deseja, num restaurante eminentemente familiar. Grande bairro é Alvalade.