
DR
Corpo do artigo
A maioria do que se diz sobre estrelas Michelin nos restaurantes portugueses tem apoio muito frágil na realidade. No entanto, é o mais fiável e sistemático sistema de classificação de que dispomos, o das famosas e desejadas estrelas Michelin. Estamos numa senda de afirmação, mas ainda não temos nenhum restaurante com três estrelas. Os inspetores do guia entendem que não temos ainda massa crítica suficiente para chegar à classificação de topo.
Ao olhar para o Ocean, o restaurante de proa do Vila Vita Parc Hotel, em Armação de Pêra, sou forçado a dizer que estamos perante o que pode ser o nosso primeiro três estrelas, e vou mais adiante: já podíamos ter pelo menos três restaurantes com a classificação máxima no nosso país. Toda a discussão sobre o assunto é, no entanto, estéril, porque se trata de julgamento de que nunca chegamos a saber o suficiente para contestar. E porque ter um Ocean candidato à terceira estrela é já em si mesmo uma grande distinção.
A cozinha é chefiada pelo grande chef austríaco Hans Neuner, irrequieto na atitude e muito estável na conceção culinária. Dotado de uma energia inesgotável, é insuperável na boa disposição e na liderança da sua equipa. O menu Expedição pela Ásia marca as descobertas e influências absorvidas pela viagem ao Extremo Oriente.
Após um pequeno divertimento em torno das especiarias das terras distantes aplicadas em foie gras de ganso, surge uma surpreendente custarda de ovo cozida numa taça ao vapor, preparação que recebe o nome de chawanmushi de mexilhão. Além do bivalve nosso conhecido, contém barriga de atum fresco e cogumelos e é um dos mais desafiantes momentos da longa lista de catorze que compõem o menu em causa.
Trabalho notável de equipa e expressão da alta cozinha mais requintada, recorrendo à técnica oriental e propondo fusão de ingredientes nacionais com outros de paragens remotas. A digestibilidade de cada etapa é estudada em pormenor, o que decreta no final a impressão de ligeireza.
Cada momento é harmonizado com vinho rigorosamente selecionado e devidamente explicado. No final estamos, além de bem nutridos, muito mais ricos, com a viagem feita de mãos dadas com o chef Neuner. E a certeza de que a terceira estrela está mesmo a caminho.