
DR
Corpo do artigo
Feito apoio de praia ao longo de todo o ano, primeiro ficou conhecido como o rei das Praias e agora é uma instituição em Ferragudo e não só. Não faz o meu estilo passar o tempo a coroar pessoas, prefiro como toda a gente tê-las sempre prontas a nomear, mas certo é que por aqui realeza. Fica mesmo à entrada da praia e o acesso é feito por uma estrada íngreme onde na época alta estacionam os automóveis.
No acesso à sala principal estão dois expositores de frio onde nos é permitido olhar para as novidades e, ao mesmo tempo, começar a organizar a refeição. Depois à mesa fica tudo mais claro. Cortes e preparações que fazem corar muitos restaurantes orientais, como o maravilhoso ceviche de ostras ou o brilhante carpaccio de pargo e camarão listado, que exigem técnica distintiva de manuseamento de facas para executar a chamada cozedura da lâmina, a mesma que vemos nos cortes de sashimi.
Prepara-se também cavala alimada, preparação popular entre os algarvios, e fritam-se lulas à sevilhana, para nosso contento. Estas são as minhas preferidas, mas há mais por onde escolher. Quem é dado ao petisco vai gostar de aqui vir. Faz-se aqui uma delícia que dá pelo nome de cachorro de carabineiro de que é impossível não gostar. Vai-se vendo nas boas casas, mas este é muito especial, exige e merece prova. A cataplana preparada na cozinha deste rei é mista, de peixe e marisco e dada a frescura garantida, configura perdição, de boa que é. Este é também o local certo para se aventurar no excelente arroz de lavagante que aqui se faz, dá bem para duas pessoas.
E se perto do mar os apetites se extremam, haverá sempre espaço no estômago para um prato de carne. A oferta deste Rei é copiosa, disponibilizando um esplêndido bife frito ou grelhado de black angus. Se a opção não recair mesmo numa reconfortante carne de poro à alentejana. Como sobremesa, tem duas opções bem algarvias: a tarte de figo e alfarroba ou o bolo de amêndoa e gila. E viva este rei que tanto prazer nos quer dar!