Corpo do artigo
No coração da altaneira cidade da Guarda, espera-nos este lugar muito especial, símbolo e exemplo da arte de bem receber. Falamos da que é conhecida como Pensão Aliança, fundada há meio século e que ainda hoje mantém uma estrutura familiar. Brilha na cozinha o chef Ricardo Carola, casado com Sandra, chef de sala e filha do sr. Manuel, o oficiante proprietário. Foi em momento feliz que visitei pela primeira vez esta brilhante casa e as vezes que voltei confirmaram pergaminhos gastronómicos importantes.
Encantam-me as Filhós da Guarda com queijo Serra da Estrela, mel e nozes como entrada, põem-nos logo felizes a começar a refeição. Há ovos rotos que satisfazem bem e o chef produz cogumelos salteados que nos revelam o vasto património micológico de que a região dispõe.
Os pratos de peixe são de fôlego e variados, dada a interioridade do local. Faz-se um belíssimo caril de camarão que pede logo um dos bons brancos da Beira Interior, onde nos encontramos. Igualmente saboroso é o risoto de camarão, com requintes tropicais deliciosos. É excelente o polvo braseado com batata-doce assada que sai da cozinha e os lombinhos de bacalhau confitados em azeite são dignos de antologia, trabalho impecável de texturas.
O chef Ricardo propõe pratos de carne marcados pela originalidade e ousadia. Caso, por exemplo, do bife de alcatra grelhado com molho de mostarda, que apetece sempre repetir. Merece um vinho tinto bem escolhido e a garrafeira desta pensão muito especial tem-nos. É excelente o magret de pato a baixa temperatura, utilizando técnicas de cozedura em vácuo e concentração de sabores que muito raramente encontramos na restauração corrente. Gostei muito da perna de cordeiro confitada, trabalho aturado de afinação entre cozedura e temperos. E há uma costela mendinha de vitela Jarmelista - de produção ali perto - que nos vicia o palato logo na primeira garfada.
Nas sobremesas temos excelentes proposta ao nosso dispor, bastante diferentes do usual e muito eficazes do ponto de vista do exercício do gosto. É muito bom o travesseiro de amêndoa, estímulo do palato que acolhemos sempre bem. Há um brownie de chocolate com amendoim muito bem feito e que é excelente para fechar a refeição. Mas é sempre de conferir o bolo de bolacha, feito segundo a linha mais tradicional, mas seguindo caminhos de exploração do gosto de elevado requinte. E há sempre excelente queijo Serra da Estrela, como não podia deixar de ser. Se vai com tempo, não deixe de se hospedar por uns dias nesta pensão muito especial.