
Maria Mattos
Corpo do artigo
Quando entroncamos na Segunda Circular vindos de Monsanto, damos com o Re’Tasco. O jovem casal Vanessa Novais e Filipe Marques trabalha na cozinha lado a lado, numa parceria que tem dado provas de assinalável eficácia, sem quebras.
O pão é feito aqui e é de massa mãe de trigo-barbela, perfila-se para nos aguçar a gula logo de entrada, é muito saboroso e com uma humidade residual que encanta. As entradas são recheadas de novidades, caso, por exemplo, dos deliciosos croquetes de polvo com maionese de tinta de choco. Encantam igualmente as tirinhas de frango com creme de abacate, petisco singelo que não carrega demasiado nas calorias e nos temperos.
O carpaccio de vitela com pistácio é cortado aqui e temperado com queijo parmesão e vinagre balsâmico. O Brás de bochechas de javali é outra entrada muito recomendável, cremoso e tenro e vê-se pouco mesmo nas mesas mais petisqueiras. Os chefs têm treino de escola de hotelaria e cedo se fazem sentir as muitas mais-valias que podem trazer à nossa refeição.
Na secção Do Mar são logo muitas as tentações e apetece provar tudo. Filetes de peixe-galo com arroz de tomate, a fritura perfeita é desarmante e o arroz malandrinho seduz-nos logo de início, o tão inesperado quanto excecional caril de gambas com amêndoas é surpresa que se guarda bem viva na memória e o canónico tacho de massinha de cotovelos de garoupa, gambas e berbigão é de ir às lágrimas.
Prepara-se aqui um lombo de bacalhau de antologia, confitado com berbigão à Bulhão Pato que não deve passar sem provar. Lasca ao toque com o garfo e é muito saboroso. A secção carnívora composta pelos cortes de maior sucesso pelo mundo fora e é um dos orgulhos do chef Filipe Marques. Recomendo o bife da vazia maturada com batata e grelos ou o entrecôte com mil folhas de batata, são ambos de grande gabarito e há um rabo de boi estufado que configura tentação. Cozedura lenta a baixa temperatura.
Para sobremesa, a escolha é variada, desde simples farófias até o complexo pudim Abade de Priscos.