
Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens
Corpo do artigo
Fica em Moreira de Cónegos, junto ao Estádio do Moreirense, este templo culinário, expoente máximo em diversas disciplinas pantagruélicas. O grande chef e empresário Pedro Amaral Nunes tem aqui o seu campo de experimentação, hoje já secundado pelo seu filho João. O chef é homem de grande visão e a novidade jamais o fez deter-se em pormenores. Antes é força para se abalançar à próxima experiência. E nós, na sala de refeições, não devemos senão seguir o seu exemplo.
O carpaccio de boi e as gambas ao alho são entradas de extrema simplicidade, a tónica está na matéria-prima e no tratamento culinário. De repente, percebemos o génio do chef em propostas como tutano de vitela gratinado com soja e gengibre, absolutamente original e muito saboroso. É claro que temos de gostar de tutano para verdadeiramente sermos justos no juízo. Igual moção surge perante os figos recheados com foie gras e uvas salteadas em vinho do Porto 10 Anos. Ideia genial e resultado de experimentação aturada. Sedutores e difíceis de conseguir são os rins de cabrito grelhados. Uma delícia do outro mundo.
Nos peixes coloco à cabeça o vezeiro bacalhau à Gomes de Sá, para mim a mais complexa receita de bacalhau de todas. Muito exigente nas cozeduras, harmonizações dos ingredientes entre si, e preparações iniciais. A versão do São Gião é notável ao apresentar tudo em harmonia perfeita. Faz-me parar também o atum braseado com salada de algas, produto fantástico sujeito a técnica sublime, a um tempo oriental e portuguesa. E valem pela candura e frescura os maravilhosos filetes de pescada com salada russa,
Nas carnes estamos também muito bem servidos. Destaca-se a banda - leia-se tira - de costelas de cordeiro com arroz de montanha, assado fantástico, bem ao gosto de quem gosta de comer bem. O galo assado no forno é um prato de assinatura do chef Pedro Amaral Nunes. Detalhes técnicos muito especiais, condução do assado muito elegante. Elegantes também são as tripas à moda de São Gião, que tal como o formato à moda do Porto vão buscar mais colagénio às carnes moles para enriquecer o prato final.
Não faltam opções para a derradeira e doce etapa. Há uma rabanada com gelado de canela que satisfaz bem e um mil-folhas de creme de ovo com frutos do bosque que apela aos mais gulosos. Há que voltar várias vezes para perceber a dimensão real desta grande casa.