Corpo do artigo
Frequento o restaurante tailandês Supatra há tempo suficiente para dizer à vontade que é há décadas. A chef Supatra dá o nome à casa e o seu marido Humberto Silva domina as operações. Conheceram-se em Londres e decidiram conjuntamente vir para Portugal. A cozinha que se pratica é de gabarito e honra os pergaminhos mais exigentes da cozinha de Sião. Supatra tem um talento inigualável e domina com mestria todas as frentes da complexa e variada cozinha tailandesa. Tenho o privilégio de acompanhar o seu trabalho há muito tempo.
A ementa foi recentemente revista para uma versão mais compacta e, ao mesmo tempo, mais concentrada no essencial da oferta desta casa de paz. A sala é ampla, o que permite bastante privacidade. Aconselho a entrada com crepes de vegetais, são saborosos. Fritura excelente e acerto brilhante de temperos. São excelentes também as tostas cobertas com camarão temperado picado e ervas aromáticas. Produto nacional tratado com o génio e arte da nossa chef. Também há wontons de porco, feitos com folha de massa filo. Muito bons, crocantes e sem excessos de gordura.
Faz-se uma fantástica sopa picante de cogumelos, erva-príncipe, limão e camarão ou galinha, a escolha é nossa. A oferta de vinho não é grande mas é a correta para acompanhar os pratos do Supatra. Esta pode ser a altura ideal para pedir os bons conselhos de Humberto.
Nos pratos principais, a escolha é simples. Queremos todos. Não podendo ser, vamos para um caril verde picante de galinha e coco com arroz de jasmim. É incrível. A fusão de sabores na boca é perfeita e envolvente. Não tenha medo do picante, a amiga Supatra sabe adaptá-lo ao palato e gosto de cada um. São muito bons os bifinhos de novilho com molho de ostras, vegetais e arroz de jasmim. Quase se derretem na boca e são intensos no sabor.
Também temos ao nosso dispor o famoso pad Thai. Massa salteada com camarão, ovo e amendoim é um prato standard e aqui tem expressão muito especial. A chef Supatra é exímia em tudo o que faz e as sobremesas não são exceções. É muito especial o seu sticky rice com fatia de manga. Como o nome indica, trata-se de arroz glutinoso cozido a vapor com leite de côco e servido com uma fatia de manga madura.
Também é excelente a banana frita, que é banana cortada em fatias, passada por ovo e polme, depois frita em óleo. No final é polvilhada com sementes de sésamo. A chef Supatra faz um pudim de castanhas muito bom. É feito com castanha portuguesa e segue a receita de um doce tailandês feito com abóbora chamado sankaya. O Bombarral é já ali e no Supatra somos sempre bem vindos.