
Créditos: DR
O restaurante Taberna Zé da Lídia, na Trafaria, é local de felicidade suprema à mesa. Fica no casario ribeirinho da Trafaria, junto à igreja, e estacionar é, por isso, um desafio. O esforço é vastamente recompensado, estamos numa espécie de paraíso. Rui Rosendo é o feliz proprietário deste lugar de bem comer. Descobri-o há menos de dez anos, quando comecei a animar provas e experiências para os locais e não só. A chef Sara Pimentel, mulher de Rui Rosendo, governa com mestria os fogões e produz receituário muito especial.
Os peixinhos-da-horta são exemplares. Crocantes e fritos à temperatura certa, não deixando, por isso, vestígios de gordura nos dedos. Vale para os restantes salgadinhos servidos nesta inspirada casa.
Os pratos de peixe são de devorar e chorar por mais. Caso, por exemplo, do magnífico ensopado de raia, muito bem enquadrado na chamada cozinha de pescador. É excelente o bacalhau com broa, ao alcance apenas de quem entende bem o sabor e os temperos marítimos. Neste prato, quase sentimos os pés na rebentação, tudo o que respiramos tem nota marítima. Há carapauzinhos com arroz de tomate que configuram perdição, tal a intensidade de sabor e de emoção. São fantásticas as pataniscas de bacalhau da chef Sara. Servidas com ótimo arroz de feijão, fazem-nos sonhar acordados, sentados a esta mesa abençoada. Faz-se um bife atum à Bulhão Pato que nos põe felizes, com os olhos postos nas maravilhas da vida.
Não sendo exemplar, a oferta vínica é suficiente e está bem adaptada ao cardápio produzido. Há excelentes vinhos brancos ao nosso dispor.
Os pratos de carne são igualmente apelativos. A cozinha produz bochechas de porco estufadas em vinho tinto que nos enchem as medidas. Macias, tenras e cheias de sabor. Quase se podem comer à colher. Gosto muito do pernil de porco assado no forno com mel e alecrim. É prato de muito conforto, além de grande amigo do vinho. O coelho frito à moda da casa é fantástico, faz-nos sonhar. Difícil é não pedir logo outra dose, para reforçar a presença dos sabores na boca.
No final da empreitada, há que deixar espaço no estômago para uma das várias sobremesas caseiras da genial Sara Pimentel. São todas feitas aqui. Há uma tarte de limão merengada de inefável sabor e frescura. É fantástica a tarte de abóbora com gelado de baunilha. Sou especialmente fã do pudim de mel e azeite, servido com uma bola de gelado de limão. E rendo-me totalmente à tarte de requeijão com doce de abóbora. Uma refeição na Taberna Zé da Lídia é tentação a que cedemos facilmente.