Corpo do artigo
Da passagem do gigante chef Tomoaki Kanazawa pelo nosso país ficou a resiliente e muito eficaz brigada que hoje encontramos no Tomo, em Algés. Falo de um restaurante que quase partilha o espaço com o Novo Banco de Algés e que é referência incontornável da cozinha japonesa entre nós. Saif Islam encabeça a presença nepalesa, com uma brigada digna de registo, perfeitamente capaz de oferecer um nível de serviço e um rendimento de sabor notáveis. Sashimi de nível cósmico, sushi de grande fôlego e pratos criativos que me deixam de boca aberta. Trata-se de um grande exemplo do lugar que sou forçado a reconhecer à mão de obra nepalesa, sobretudo quando treinada pelo mestre Kanazawa. Melhor legado é impossível. Vou evitar a versão japonesa dos pratos oferecidos neste delicioso reduto da gastronomia oriental, esperando que a aceitação da tradução para português seja mais eficaz para atrair a horda mais fervorosa de amantes da genuína cozinha japonesa.
À laia de entrada, sugiro fortemente os bolinhos de polvo. Trabalho fino e requintado da lâmina, extração de muito sabor e excelente concentração de sabor. Sou fã da entradinha de folha de espinafre com molho de sésamo, e gosto muito da beringela frita com molho miso. Podemos mandar vir tártaros de salmão, pargo ou lulas, porções reduzidas, mas já capazes de estimular o palato a ponto de inaugurar a degustação. É brilhante o pratinho de lulas com ovas de bacalhau e são geniais os ovos e gambas cozidas em banho-maria. Entramos no delicado território dos sashimi, cuja tradução literal é peixe cru, mas que sabemos ser a delicada cozedura pela lâmina. O mundo ocidental absorveu rapidamente esta técnica de abordar o corte do peixe em ângulos jamais vistos ou pensados. Há um tártaro de carapau que merece conferência, e representa uma das muitas mais-valias de consumir os chamados peixes azuis com níveis fantásticos de sabor.
No Tomo encontramos sashimi de lula, o que é um prato notável para percebermos devidamente o que representa a preparação do peixe para o nosso consumo direto. A barriga de atum produz fatias extraordinárias em termos de sabor, e são por isso mesmo aconselháveis. O melhor é pedir uma seleção de sashimi, com várias peças alinhadas e molho de soja para irmos condimentando os pedaços de peixe a nosso gosto. A melhor opção poderá mesmo ser pedir um combinado de sushi com sashimi. As peças de sushi são, como é sabido, feitas de peixe e arroz. Uma refeição no Tomo é uma grande iluminação e saímos sempre bem-dispostos e nutridos.