Corpo do artigo
Estamos no fabuloso mundo do Vila Vita Parc, junto à rotunda de Porches e nas imediações do grande hotel. Neste pequeno reduto de inspiração bávara, como se estivéssemos em Munique, foi instalado um autêntico biergarten. Traduzido à letra quer dizer jardim da cerveja e, tradicionalmente, é de utilização livre por todos, à maneira das áreas de repouso que encontramos junto às estradas e autoestradas. Somos sempre bem vindos, desde que deixemos tudo como encontrámos. Claro que aqui estamos num espaço de grande conforto e assistidos por profissionais de gabarito. Além disso, a cozinha prepara autênticas delícias típicas da Baviera e não só. Temos apenas de programar a nossa refeição.
Eu gosto de começar por umas belas salsichas, feitas no talho, aqui mesmo ao lado e que até podemos levar para casa, devidamente embaladas. Confesso que nunca resisto a encomendar para levar no dia do checkout do Vila Vita. A Wiener é a mais simples e é feita de porco e novilho. A Thuringer é mais rica e condimentada, produzida à maneira da província alemã da Turíngia e é a minha favorita. A Merguez é de novilho picante. E a käsekrainer é composta por porco e queijo e é muito interessante. Na dúvida, peça uma de cada e faça a sua escolha ali mesmo, para tomar a decisão mais correta. Devo ter parte do meu ADN daquelas paragens mais distantes, porque me sinto como em casa. Para não falar do que sinto com o autêntico Wiener Schnitzel de vitela com salada de batata. É o famoso escalope panado e é uma delícia. O pernil de porco estaladiço com salada de couve é todo um tratado e o frango assado à Oktoberfest é uma maravilha, servido com belíssimas batatas fritas. Os pratos de inspiração cervejeira são particularmente inspiradores e ao contrário da designação podem ser consumidos com vinho ou sumo.
Gosto muito dos camarões salteados com molho de malagueta — ou chili —, arroz de citrinos e salada. O filete de peixe-galo com molho de mostarda velha, batatas e funcho é delicioso, aprecio nele a forma diferente da nossa de cozinhar peixe. Faz-se um maravilhoso bife de alcatra da Herdade dos Grous com molho de cerveja dunkel e batatas fritas, que configura perdição.
As sobremesas são fascinantes, com o strudel de maçã a encabeçar a lista de preferências. Se gosta de chocolate, vai adorar o bolo floresta negra com chantilly e cerejas. O bolo de queijo alemão é fantástico. E o bolo de ameixa com gelado de baunilha e compota de ameixa é satisfação garantida. É terrível o momento em que percebemos que chegou a hora de partir, mas aqui é sempre fácil voltar.