
Reprodução/Instagram
Corpo do artigo
A casa onde me encontro completou há pouco tempo a bonita idade de 10 anos. Fica mesmo em frente à Igreja da Foz e em pouco tempo o biónico chef António Vieira e sua mulher Liliana Alho transformaram o lugar num dos mais acolhedores e sofisticados do Porto.
A cozinha japonesa tem forte presença e convive lado a lado com receituário português executado com primor e modernidade. Sou um dos muitos fãs da casa que não dispensam umas peças de sushi a título de entrada, quando não faço a experiência inteiramente nipónica, que desde já aconselho. Tem a melhor sopa miso com ovo e cogumelo shitake que provei na vida e serve maravilhosas gyosas de frango ou legumes - espécie de ravioli de grande nível em textura e sabor - que exploramos com pauzinhos à maneira dos samurais.
A lista de peças de sushi e sashimi é extensa e configura tentação pela qualidade e frescura dos ingredientes. A ementa mais clássica reclama-nos, contudo para a continuação dos prazeres da mesa.
Há um polvo lacado com molho teryaki, feito proposta de transição leste-oeste a que não consigo resistir, acompanhado de risoto nero, com tinta de choco, que vicia desde a primeira vez que se prova. O fiel amigo está bem presente na casa com um suculento lombo de bacalhau muito bem acompanhado com puré de grão-de-bico e grelos, tudo hidratado por um eficaz molho de tomate e coentros.
Para os apreciadores de bife tártaro, há um esplêndido bife tártaro clássico, de que fico a sentir a falta quando não peço.
Brilhante é o famoso tornedó Wellington com escalope de foie gras, uma delícia tão grande que parece conspiração dos deuses, tal a elevação a que nos conduz. Outro clássico incontornável do Wish é o Magret de pato com cogumelos. Vem acompanhado de batata laminada e espargos, que o molho de laranja completa na perfeição, evocando com elegância o ambiente do tradicional pato com laranja.
As sobremesas são marcadas por deliciosos gelados de confecção própria e por um imperdível pudim do abade de priscos. Destaque final para o trabalho de Liliana Alho na harmonização e aconselhamento vínico. Wish significa desejo em inglês e o nosso é voltar em breve.