A região do Douro conquistou o maior número de distinções da edição 021 dos prémios Best Of Wine Tourism (BOWT).
Corpo do artigo
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network) para distinguir os melhores em várias categorias nas regiões do Douro/Porto e dos Vinhos Verdes.
Esta rede tem por objetivo promover o enoturismo destas áreas, encorajando o desenvolvimento económico, académico e cultural na sua comunidade, através de intercâmbios e projetos conjuntos.
Na edição mais participada - 28 concorrentes - em termos nacionais, deste concurso cuja edição pioneira remonta a 2013, o júri premiou empresas prestadoras de serviços de enoturismo.
Entre os fatores de apreciação estão a excelência das instalações e serviços nas diversas categorias, a inovação e originalidade da oferta, e o impacto no desenvolvimento do enoturismo e da região onde se inserem.
O júri nacional, após fase de avaliação das candidaturas, apurou os sete vencedores - foi atribuído um prémio ex aequo - a nível nacional.
Os premiados
Alojamento: Monverde Wine Experience Hotel
Arquitetura e Paisagem: Quinta do Crasto
Arte e Cultura: Casa de Mateus
Experiências Inovadoras em Enoturismo: Quinta da Pacheca
Restaurantes vínicos: Casa dos Ecos, by Pedro Lemos e Restaurante Barão Fladgate
Serviços de enoturismo: Quinta do Vallado
Júri internacional atribui vencedor global
Após esta fase nacional, segue-se a final para apurar o vencedor global de cada uma das categorias,
O júri internacional é integrado por representantes de todas as regiões/cidades-membro desta rede: Adelaide (Austrália); Bilbau-Rioja (Espanha); Bordéus (França); Cidade do Cabo e Cabo Winelands (África do Sul); Lausanne (Suíça); Mainz-Rheinhessen (Alemanha); Mendoza (Argentina); Porto (Portugal); São Francisco-Napa Valley (EUA); Valparaíso-Casablanca Valley (Chile); e Verona (Itália).
O Porto, membro fundador, é representado, a nível oficial, pelo Município, que representa a cidade e suas regiões.