"Prove Vinho & Queijo" é um convite para saborear produtos certificados da Região Centro. A 1.ª edição do evento decorre em Coimbra, nos dias 20 a 22 de junho
Corpo do artigo
Há sabores que contam histórias e que não se podem perder nestes tempos de descaracterizadora globalização. Em Portugal, produzem-se vinhos de eleição e fabricam-se queijos de elevada qualidade tirando o melhor partido de ingredientes únicos.
É uma riqueza de que o país não pode abrir mão, sob pena de perder uma identidade que faz a diferença em tão importantes setores.
Nesse sentido, Coimbra, em concreto os claustros do Convento de São Francisco, vai ser palco, nos dias 20 a 22 de junho, de um evento pioneiro, o Prove Vinho & Queijo, organizado com o objetivo de promover alguns dos produtos com certificação DOP, DOC, IGP fabricados exclusivamente na Região Centro: vinhos da Bairrada, Beira Interior e Dão e queijos Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela.
Durante três dias, o mote é provar vinhos de três dezenas de produtores daquelas regiões demarcadas e de 20 fabricantes de queijos DOP.
A oportunidade é excelente para saborear produtos de qualidade, em ambiente calmo e descontraído, com a possibilidade de contacto com os produtores, certamente empenhados em explicar processos de produção, a história dos produtos, as particularidades de cada região, assim como os desafios da atividade nos tempos que correm.
Promover a economia local
Este certame tem ainda outro objetivo de candente importância: chamar a atenção e aumentar a consciência sobre a importância da origem dos produtos.
Nesse sentido, todos os vinhos e queijos em prova têm selos de certificação com garantia de qualidade e Denominação de Origem Protegida (DOP), Denominação de Origem Controlada (DOC) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP).
A preferência do consumidor por estes produtos tão genuínos é de vital importância para promover a economia local e ajudar a inverter a tendência de gritante despovoamento do interior de Portugal, contribuindo de algum modo para ajudar à fixação de população em territórios de baixa densidade, como é o caso das regiões em causa.
O vinho e o queijo são mais do que produtos alimentares, assumem-se como pilares da nossa identidade e representam o trabalho árduo e a sabedoria ancestral de gerações, que moldaram a paisagem e o paladar das regiões.
A valorização destes produtos é, no fundo, o reconhecimento de uma herança viva, símbolo genuíno do sustento das nossas comunidades e da autenticidade que nos distingue.
Saber mais em três sessões
O público vai também poder aprender em três masterclasses de Vinho & Queijo: a primeira é dedicada ao Queijo Serra da Estrela (sexta-feira, dia 20 de junho, às 18h00); no dia seguinte, Queijo Beira Baixa (às 14h00) e Queijo Rabaçal (às 17h00).
Em cada sessão estará disponível uma seleção de vinhos da Bairrada, Beira Interior e Dão.
Estão previstos cinco stands de pão, seis estruturas de snack-bar com uma mostra gastronómica de cada CIM, além de um sunset, dia 21 (sábado), às 18h00, com atuação de um dj.
Horário
O evento decorre ao longo do fim de semana: dia 20 de junho (sexta-feira), entre as 17h00 e as 21h00; no dia seguinte (sábado) das 12h00 às 21h00 e dia 22 de junho (domingo), com abertura às 12h00 e fecho às 19h00.
O acesso é livre, mas para a degustação dos produtos é necessária a aquisição do kit, composto por um copo de vinho e uma tábua, no valor de 8,00 euros.
As masterclasses têm um custo de 10,00 euros e a inscrição é feita no espaço do evento.
De referir que há uma iniciativa com venda direta de alguns produtos neste evento que também pretende colocar a Região Centro no mapa dos grandes eventos gastronómicos.
A partir de 2026, a ideia é colocar em marcha um formato itinerante, percorrendo, anualmente, as restantes CIM (Comunidade Intermunicipal) da Região Centro.
A cidade de Viseu será o destino previsto do Prove Vinho & Queijo do próximo ano.
