Para comemorar os 25 anos da marca de vinhos Quanta Terra, uma conferência e a inauguração de uma exposição da plataforma Underdogs, com uma obra de Vhils, assinalam a efeméride em Favaios (Alijó)
Corpo do artigo
Ao longo de um quarto de século, a Quanta Terra tem apostado no reforço da ligação entre o vinho e a cultura, como forma de «promover o acesso equitativo à arte e a democratização do espetáculo no interior».
Simbiose perfeita entre arte e vinho, a Adega Quanta Terra, em Favaios (Alijó), é um magnífico exercício de arquitetura que recuperou a velha Destilaria n.º7, outrora propriedade da Casa do Douro.
Construída, provavelmente, em 1932, aquela estrutura possui quatro cubas, cada uma com capacidade para 25 mil litros. A aguardente, à época a Quinta Essência, pingava do gigantesco alambique por gravidade para uma enorme sala.
É neste espaço que está patente, a partir do dia 28 de junho e até final do ano, a exposição ‘Técnica Ancestral’, com curadoria da plataforma cultural Underdogs Gallery, que inclui uma obra de Vhils e outras de Alexandre Farto aka Vhils; AkaCorleone, Pedrita Studio, PichiAvo, Raquel Belli e Vasco Maio.
Vinho, cultura e a valorização do interior
O espaço, aberto ao público em 2022, recebeu nesse ano vários trabalhos de Joana Vasconcelos, é ideal para eventos musicais, debates, exposições e conferências.
Neste âmbito, realiza-se no dia 28 de junho, às 16.30 horas, a conferência ‘Vinho e Cultura: Estratégias para Valorização do Interior’, que conta com a participação de Teresa Albuquerque (Fundação Casa de Mateus); Emídio Gomes (reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/UTAD); Jorge Sobrado (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, responsável pela área da Cultura e Património e Luís Pedro Martins (Turismo Porto e Norte de Portugal.
A moderação está a cargo do jornalista Manuel Carvalho.
Espaço conquistou prémio mundial
A eleição, como um dos 11 melhores projetos de enoturismo mundiais, na categoria de Arte e Cultura, nos prémios ‘Best of Wine Tourism’, colocou a Adega Quanta Terra/Destilaria n.º 7 no mapa mundial.
A prova está nos 900 visitantes que, em 2023, percorreram o espaço concebido graças à visão, enorme sensibilidade e reconhecida ousadia de dois enólogos e produtores.
«Quando, em 1999, decidimos criar a marca ‘Quanta Terra’ sabíamos, desde a primeira hora, que queríamos estar no mercado pela diferença, pela inovação e pela inclusão. Os vinhos, a que, posteriormente, se juntou o Espaço Quanta Terra, teriam de conter, em si, a nossa vivência e dedicação ao Douro e ao planalto de Alijó e integrar a identidade de um território e das suas gentes», sublinham Celso Pereira e Jorge Alves, que pretendem reforçar a importância da valorização do interior:
«É fulcral este investimento em territórios de baixa densidade. O vinho é um dos principais motores da economia nacional e aliado à cultura ganha uma força incomensurável», acrescentam.
A exposição pode ser contemplada de quarta-feira a domingo, das 10.00 horas às 17.30 horas.
A visita inclui uma prova de vinhos. Reserva prévia aconselhada, por e-mail (reservas@quantaterradouro.com) ou telemóvel 935 907 557.
