Um Tawny 80 Anos em estreia e a 2.ª edição do 50 Anos traduzem o carácter pioneiro e inovador da Real Companhia Velha ao lançar duas coleções de vinhos do Porto antigos
Corpo do artigo
A Real Companhia Velha, a mais antiga empresa portuguesa, assinalou 269 anos de atividade ininterrupta com o lançamento do Quinta das Carvalhas Porto Tawny 80 Anos, sob a designação The Impressionist, e do segundo lote da categoria 50 Anos, com a designação Edition 225.
Ambos são vinhos do Porto, antigos de ‘Coleção’, com origem na emblemática Quinta das Carvalhas, localizada no Pinhão, e traduzem o carácter pioneiro de uma companhia centenária em lançar edições limitadas e distintas nas categorias Tawny acima de 40 anos, ou seja, 50 e 80 anos.
São lotes que, pela raridade das suas componentes, com origem no vasto espólio de vinhos do Porto, velhos da Quinta das Carvalhas e envelhecidos em Vila Nova de Gaia, são irrepetíveis.
São vinhos com um estilo muito próprio, que Pedro Silva Reis, presidente e mestre provador da Real Companhia Velha, define como “velhice com agradabilidade". "Procuramos o carácter da idade, mas com jovialidade e elegância”, diz.
O respeito pela singularidade e individualidade de cada casta é outra das linhas mestras na criação de vinhos com “intuição e sabedoria”.
O Quinta das Carvalhas Porto Tawny 80 Anos – The Impressionist é a 1.ª edição da Coleção elaborada a partir de vinhos do Porto, que remontam ao final do século XIX e início do século XX.
Denominada The Impressionist, inspira-se na analogia entre as características deste movimento artístico de finais do século XIX, à época considerado disruptivo, e a extraordinária profundidade e contraste, que largas décadas de envelhecimento em cascos de carvalho proporcionam ao Vinho do Porto.
O quadro ‘Duas Jovens Raparigas Lendo’, da autoria de Pierre Auguste Renoir e datado de 1890, ‘apadrinhou’ o lançamento de ambas as novidades.
Ser disruptivo com o Vinho do Porto introduzindo uma lufada de ar fresco ao elaborar algo de diferente, quebrando a tradição através da inovação.
Tawny 80 anos realça a diversidade
O Tawny 80 Anos – The Impressionist é elaborado a partir de um lote de quatro Vinhos do Porto (século, singulares e raros), traduzindo uma forma diferente de trabalhar um produto único, provando casco a casco, realçando a diversidade. Cada casco é uma história. Concentrado e complexo, mas muito equilibrado, é o resultado de um exercício de ‘blending de elevada precisão.
Apresenta cor âmbar, com laivos esverdeados. No nariz, revela-se muito intenso, com notas de frutos secos, laranja, especiarias, madeira exótica e um toque de verniz.
Na boca, é muito generoso e sedoso com uma doçura profunda, mas perfeitamente equilibrada por uma acidez vibrante. Apesar de uma grande concentração e um final longo e muito persistente, é um Tawny que prima pela frescura e jovialidade.
Foram produzidas 695 garrafas, com o preço recomendado de 1200 euros.
A 2.ª edição da Coleção
A Coleção Quinta das Carvalhas Porto Tawny 50 Anos reflete uma série de edições limitadas, criadas a partir de vinhos do Porto excecionais, envelhecidos em madeira e selecionados pela sua qualidade, carácter e individualidade.
Cada edição apresenta uma seleção distinta de Vinhos do Porto, com frescura e um estilo muito próprio, produzida em quantidades limitadas e nunca repetida.
O Quinta das Carvalhas Porto Tawny 50 Anos – Edition 225 // 2.ª Edição da Coleção apresenta cor âmbar e um conjunto aromático de grande harmonia com notas de fruta seca. Na boca, é doce, mas equilibrado, com apontamentos de especiarias e uma leve nota de casco. A acidez marcada, confere uma sensação de leveza e vitalidade. Tem um final longo e persistente.
Foram produzidas 1250 garrafas com o preço de 325 euros.
