O potencial da região do Douro para produzir vinhos brancos de qualidade justifica a renovada aposta da Quinta do Pessegueiro, traduzida no lançamento de novas colheitas
Corpo do artigo
A gama de vinhos brancos de 2023 da Quinta do Pessegueiro, localizada em Ervedosa do Douro (S. João da Pesqueira) foi completada, após o lançamento do Pessegueiro Colheita Branco 2023, com mais três referências, reforçando a aposta na produção de uvas brancas.
Nesse sentido, a área de vinha de castas brancas atinge os 10 por centos do total, com uma densidade de cerca de 5000 videiras por hectare. Às uvas próprias junta-se, ainda, uma percentagem adquirida a viticultores no Douro Superior, que «ajuda a manter o perfil e a qualidade nos vinhos produzidos», de acordo com Célia Varela, diretora geral.
Os resultados promissores alcançados com o lançamento do Aluzé, em 2019, abriram caminho ao Quinta do Pessegueiro Branco, em 2022. Um ano volvido, foi lançado o Pessegueiro Reserva Branco e, com os resultados obtidos «o número de garrafas produzido duplicou», recorda aquela responsável.
A gama de brancos de 2023 incluir, para além do Pessegueiro Colheita Branco 2023, mais três referências: Pessegueiro Vinha da Afurada Branco 2023; Pessegueiro Reserva Branco 2023 e Quinta do Pessegueiro Branco 2023.
A nova gama
A gama de brancos de 2023 passou a incluir, para além do Pessegueiro Colheita Branco 2023, mais três referências: Pessegueiro Vinha da Afurada Branco 2023; Pessegueiro Reserva Branco 2023 e Quinta do Pessegueiro Branco 2023.
O Pessegueiro Vinha da Afurada 2023 chega ao mercado quatro anos depois da última colheita. É produzido com uvas oriundas de uma vinha situada a uma altitude entre os 550 e 580 metros, o que explica a frescura a acidez que revela.
Para os enólogos João Nicolau de Almeida e Hugo Helena, «a maturação do Rabigato nesta altitude é um desafio; por isso é muito interessante a conjugação da frescura dessa casta com a maturação do Viosinho».
O vinho estagiou seis meses, em cuba de inox sobre borras finas e foram lançadas no mercado apenas 2637 garrafas.
O Pessegueiro Reserva Branco 2023, produzido com as castas Rabigato (85%) e Folgasão (15%) de vinhas situadas entre 150 a 350 metros de altitude, fermentou com leveduras indígenas em barricas usadas de 600 litros e estagiou em madeira, seis meses sobre borras finas.
É um vinho equilibrado, bastante delicado, que revela frescura e boa integração da madeira.
O Quinta do Pessegueiro Branco 2023, produzido pela terceira vez, foi elaborado com uvas das castas Rabigato e Folgasão e teve um período de estágio mais alargado de oito meses sobre borras finas, após a maceração pelicular.
Boa acidez e complexidade, baixo teor alcoólico e mineralidade caracterizam este vinho
Foram produzidas 2428 garrafas ao preço de 24 €.
O Pessegueiro Colheita Branco 2023, lançado há meses, é um vinho de lote das castas Rabigato, Viosinho e Gouveio, que lhe conferem frescura, mineralidade e complexidade.
Mercado asiático em crescimento
Os vinhos de edições limitadas, Pessegueiro Vinha da Afurada 2023 e Quinta do Pessegueiro Branco 2023 destinam-se, exclusivamente, ao mercado nacional.
As restantes referências destinam-se a França, Bélgica, Alemanha, Suíça, China, Macau, Hong Kong, Vietname e Camboja, o que traduz crescimento do mercado asiático.
«Os consumidores estão cada vez mais instruídos e as próprias tendências de estilo de vida têm impulsionado muito o consumo de vinhos. O fator qualidade passou a ter um maior peso na seleção de vinhos», justifica Célia Varela.”
