A Quintas de Melgaço, empresa a celebrar 30 anos, lançou quatro novas colheitas, que realçam as caraterísticas singulares da casta Alvarinho.
Corpo do artigo
A empresa Quintas de Melgaço (QM) nasceu há três décadas graças a num projeto singular de Amadeu Abílio Lopes, um filho da terra que, em meados do século XX, tentou a sua sorte no Brasil. Os negócios correram de feição ao emigrante minhoto, que regressou a Melgaço empenhado em melhorar a qualidade da vinha e da vida de quem nela trabalhava.
O projeto QM avançou e ganhou consistência ao longo da primeira década, congregando vários produtores, que aderiram com entusiasmo. O desafio foi ganho e na segunda fase foi determinante a estabilização e uniformização dos trabalhos.
O sucesso está bem patente no elevado número – 530 – de associados/famílias da região, que integram o universo das QM, em que se inclui a Câmara Municipal de Melgaço.
Um aumento de capital social foi lançado, recentemente, de molde a permitir aos associados ampliar a sua quota e a quantidade de uvas para entrega na adega da empresa, uma unidade inovadora à época.
Aliás, o caráter precursor da QM tem sido materializado de várias formas, em particular com o lançamento dos primeiros Espumante Reserva e Vindima Tardia de Alvarinho da sub-região Monção e Melgaço.
O mercado externo tem acompanhado a subida gradual em termos de vendas no domínio nacional.
Com presença em elevado número de países, com destaque para a Suécia, Finlândia, Noruega, Estados Unidos, Canadá e Espanha – os principais mercados – a QM registou em termos de exportação uma subida de 53% face ao ano passado, após um aumento de 80%, em 2022, em relação a 2021.
Em paralelo, a Quintas de Melgaço está envolvida na promoção e oferta do enoturismo na região, procurando incluir outros parceiros do concelho.
Quatro novas referências
Os 30 anos da QM são de algum modo assinalados com o lançamento de quatro novas colheitas, com assinatura dos enólogos Jorge Sousa Pinto e Patrícia Peixoto.
QM Alvarinho 2023: após a vindima manual, procedeu-se à prensagem suave das uvas e á decantação estática durante 48 horas. A fermentação alcoólica decorreu em cubas de inox a temperatura controlada durante 15 dias, seguindo-se dois meses de ‘batonnâge’.
O resultado foi um vinho de cor citrina, frutado no nariz, com boa acidez e frescura, muito equilibrado e com um final longo.
QM Alvarinho Vinhas Velhas 2022: as uvas foram colhidas à mão numa parcela única de vinhas velhas com mais de 30 anos. A fermentação decorreu durante 15 dias com controlo de temperatura e o estágio em cubas de inox. Seguiram-se cinco meses de ‘batonnâge’, isto é, o movimento regular das borras.
No nariz, é intenso, com notas de fruta tropical e um ligeiro floral. Na boca, é frutado, revela uma boa acidez e tem um final longo. É um vinho cheio de personalidade e que exprime elegância.
QM Alvarinho Homenagem 2023: cor cítrica e aromas intensos caracterizam este vinho, com estágio em barricas de carvalho francês durante seis meses, o que se traduz, no nariz, em notas de fruto secos. Na boca, revela untuosidade, uma assinalável frescura e complexidade. Com um final persistente, deixa antever um bom potencial de guarda.
QM Alvarinho Nature 2023: elaborado com a mínima intervenção possível, é a expressão da essência de uma casta. Fermentou e estagiou durante seis meses em depósitos de inox, com movimentos regulares das borras.
No nariz, prevalecem aromas de frutas cítricas; na boca, destaca-se a estrutura, uma acidez muito equilibrada e um final longo, notas que colocam este QM Alvarinho Nature 2023 como um vinho ideal para harmonizar com mariscos e peixe grelhado, pratos das cozinhas italiana e asiática.
