Mais de uma dezena de quintas na região dos Vinhos Verdes vão estar de portas abertas, no dia 3 de setembro (sábado), para quem pretenda participar em programas de enoturismo e experiências vínicas. Autocarros asseguram transporte a partir de Braga e do Porto.
Corpo do artigo
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promove, no dia 3 de setembro, mais uma edição da iniciativa "Dia de Portas Abertas", destinada a estimular o contacto direto com os produtores e a promover o conhecimento de um território de características singulares.
A Rota dos Vinhos Verdes estende-se por 48 concelhos do Noroeste de Portugal e permite partir à descoberta de quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística.
As propostas de atividades e de itinerários são diversificadas, proporcionando experiências culturais associadas à temática do vinho, designadamente, provas e circuitos temáticos, caminhadas e uma abordagem pedagógica relativa à Região dos Vinhos Verdes.
Cinco itinerários
No dia 3 de setembro, entre as 10 e as 19 horas, 11 quintas em diferentes pontos da região recebem os visitantes interessados em participar nos programas de enoturismo e experiências para dar conhecer os vários perfis de Vinhos Verdes.
A CVRVV traçou cinco itinerários com partida das cidades de Braga e do Porto, em autocarro, mediante inscrição prévia no site www.vinhoverde.pt.
As quintas aderentes são: Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto); Quinta de Santa Cristina (Celorico de Basto); PROVAM (Monção); Quinta de Tamariz (Barcelos); Quinta de Soalheiro (Melgaço); Quinta da Lixa (Lixa); Quinta de Lourosa (Lousada); Adega de Monção (Monção); Adega de Ponte de Lima (Ponte de Lima); Quinta de Santa Teresa (Baião); Quinta da Raza (Celorico de Basto) e Quinta das Arcas (Sobrado).