O Renault Austral foi eleito Carro do Ano 2023 e conquistou o Troféu Volante de Cristal, o mais prestigiado galardão instituído em Portugal no setor automóvel.
Corpo do artigo
O Renault Austral impôs-se de modo categórico na 40.ª edição da eleição do Seguro Direto Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, iniciativa que contou com 37 inscritos, divididos por sete classes, com diferentes modelos e versões, dos quais 22 foram candidatos ao título máximo.
Vinte jurados, em representação dos principais órgãos de comunicação social do país, entre eles a TSF, realizaram, ao longo dos últimos meses, testes dinâmicos exaustivos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental centraram a atenção destes jornalistas especializados.
O vencedor recebeu avaliação muito positiva da maioria dos jurados graças a um bom compromisso entre conforto e comportamento dinâmico.
A versão do Renault Austral que esteve a concurso na edição deste ano foi a E-Tech Full Hybrid, que alia o motor 1.2 turbo de três cilindros, a gasolina, com 130cv, a dois motores elétricos, ambos montados na dianteira do carro. O resultado é uma potência máxima de 200 cv.
A marca francesa teve regresso auspicioso, ao juntar à vitória absoluta, 20 anos volvidos sobre o último triunfo alcançado, os êxitos nas classes Híbrido do Ano, com o Austral, e Elétrico do Ano, graças ao Mégane e-Tech.
Vencedores
Carro do Ano - Renault Austral
Citadino do Ano - Skoda Fabia 1.0TSI Style DSG
Elétrico do Ano - Renault Megane E-Tech
Híbrido do Ano - Renault Austral E-Tech
Híbrido Plug-in do Ano - Peugeot 408 GT Plug-in Hybrid 225CV
Familiar do Ano - Honda Civic HEV 2.0 HEV Sports
Grande SUV do Ano - Nissan X-Trail 1.5 e-Power 213 CV A/T e-4orce 4x4 N-Connecta
SUV Compacto do Ano - DS7 E-Tense 4x4 360 Ópera
Prémios especiais
Para esta edição, a organização voltou a selecionar um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados, que beneficiem a condução e ajudem o condutor.
Após apreciação das várias candidaturas e votação, o vencedor da edição deste ano do prémio Tecnologia e Inovação foi a tecnologia exclusiva da Nissan e-Power.
É um sistema que combina um motor a gasolina, para carregar a bateria, e um motor elétrico, que faz mover as rodas. Comporta-se de forma semelhante a um veículo elétrico, mas sem necessidade de carregamento. Além do motor de combustão, o e-Power também usa travagem regenerativa para ajudar a manter a bateria carregada.
O prémio Personalidade do Ano foi atribuído, a título póstuma, ao jornalista Rui Freire, falecido em janeiro de 2023. Diretor do Autosport de 1993 a 2008, deu grande contributo ao jornalismo do setor automóvel e foi um dos principais mentores da iniciativa Carro do Ano em Portugal ao longo de vários anos.
A iniciativa Seguro Direto Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023 teve organização do grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso.