Desde 2015, que o Rocim promove o desafio de criar vinhos únicos em conjunto com os ‘sommeliers’. Este ano, Filipe Wang aceitou o repto e elaborou «um vinho para todos»
Corpo do artigo
A experiência profissional de Filipe Wang na restauração, que lhe permite avaliar o gosto dos clientes, aliado ao trabalho de viticultura e enologia de Pedro Ribeiro produziram um vinho de caraterísticas distintas.
«Foi um desafio lançado pelo Pedro, e aceitei sem hesitação. O vinho aproxima e une as pessoas. Este vinho acaba por ser uma homenagem à nossa amizade”, refere o ‘sommelier’.
«É a minha interpretação de um bom vinho alentejano», justifica o ‘Sommelier’ do Ano 2024’, que deu continuidade à iniciativa da herdade do Rocim, localizada entre Cuba e Vidigueira, sucedendo a Rodolfo Tristão, Marco Alexandre, Ricardo Dias, Arnaud Vallet (Vila Joya) na lista dos autores das anteriores edições.
Fora de portas, o Rocim também criou edições especiais no Luxemburgo, com Dominic Rizzi, e na Polónia, com Pawel Bilac.
O Sommelier Edition by Filipe Wang é um vinho de lote de parcelas da Vinha da Micaela, cujas uvas dão origem a um dos vinhos de topo do Rocim.
Um vinho com potencial de guarda
As uvas das castas Moreto, Trincadeira, Tinta Grossa e Alicante Bouschet foram colhidas manualmente e, uma vez na adega, selecionadas em tapete vibratório. Após desengace total, o bago sofreu um esmagamento muito ligeiro, seguido de fermentação em depósito de cimento a uma temperatura controlada. O estágio decorreu em barricas usadas de carvalho francês de 500 litros e numa talha de barro com 750 litros de capacidade.
“O Filipe Wang selecionou as castas, que conduziram a um vinho de guarda, que pode crescer imenso nos próximos 10 anos. Apresenta uma frescura e elegância fora de série, e menos estruturado que um ‘típico’ vinho tinto do Alentejo», sublinhou Pedro Ribeiro, enólogo e administrador do Rocim.
De cor rubi profunda, o Sommelier Edition by Filipe Wang revela, no nariz, fruta fresca; na boca, sobressaem a estrutura e complexidade. É um vinho com grande amplitude prova e com um custo mais elevado (30 euros) em relação às edições anteriores.
