A vinha mais emblemática do projeto Monte da Ravasqueira foi plantada há um quarto de século nos 7,5 hectares onde existiu um pomar de romãzeiras. Cinco anos volvidos, era lançado o primeiro Vinha das Romãs.
Corpo do artigo
A história leva já quase oitenta anos, desde que o Monte da Ravasqueira, na região de Arraiolos, foi adquirido em 1943 pela família José Mello.
As estadias nessa casa, rodeada de tranquilidade e ar puro, despertaram e estimularam nos 12 irmãos da família o gosto pelo Alentejo.
A paixão pelo vinho não demorou a ganhar forma empresarial e, em 2003, era lançada no mercado a primeira referência, passo inicial de uma caminhada de sucesso.
O mais icónico dos vinhos nasceu de um projeto singular: no terreno onde, há 25 anos, existia um pomar de romãzeiras foi plantada uma vinha num terreno de 7,5 hectares com inclinação média. No entanto, a vinha cresceu entre as raízes das árvores arrancadas, gerando condições únicas de maturação das uvas das castas Syrah e Touriga Franca.
Há duas décadas era lançado o primeiro vinho, denominado, obviamente, Vinha das Romãs. Até 2020 foi produzido apenas tinto, mas nesse ano foi lançado o Vinha das Romãs Blanc de Noirs.
Em prova vertical 2014-2020 ficou evidente a elevada qualidade e equilíbrio entre os vários anos, o que denota um perfil que caracteriza os vinhos da Ravasqueira, muito em particular as referências Vinha da Romãs, o topo da pirâmide deste produtor alentejano.
A colheita de 2014, com uma cor encarnado escuro, revelou uma fruta bem presente, notas de especiarias e tanino sólidos, mais presentes no vinho de 2015, com um perfil diferente.
Muito sedoso, revelando frescura e potencial de guarda, o 2016; com excelente nariz, embora mais curto na boca, revelou-se o 2017. Perfil muito idêntico foi revelado nos anos seguintes: 2018, com mais cor e taninos rugosos e 2019, um vinho excelente, com frescura e muito equilibrado.
O mais recente lançamento - 2020 - com muitos aromas e notas de fruta revelou taninos bem presentes e um enorme potencial de garrafa.
Seco e muito fresco, o Vinha das Romãs Blanc de Noirs 2020 revelou excelente nariz e a doçura da fruta, augurando futuro de sucesso a este branco de qualidade superior produzido na Ravasqueira.