A 11.ª edição do "simplesmente... Vinho" decorre na Alfândega do Porto, nos dias 24 a 26 de fevereiro, com a participação de 100 "vignerons" de Portugal e Espanha e de mais um convidado.
Corpo do artigo
Provas de vinhos, petiscos, arte e música integram o formato de um salão que ganhou espaço e foros de tradição.
O ""simplesmente... Vinho" - assim escrito, de acordo com a ortografia do evento - está de volta em tempo de inverno marcando deste modo o regresso à época habitual.
As caraterísticas fundamentais deste salão com caraterísticas únicas, movido pelo entusiasmo e capacidade organizativa de João Roseira, mantêm-se, com a participação de 100 "vignerons" e mais um convidado, este ano vindo da região italiana de Veneto. Trata-se de Angiolino Maule, fundador do "VinNatur" e da Villa Favorita", proprietário da quinta La Biancara. E «tudo começou como um sonho», como refere.
O termo "vigneron" define o viticultor que trabalha a vinha, produz vinho e faz a comercialização, movido pela paixão e entusiasmo.
Na edição deste ano, o espaço "simplesmente... à Conversa" é uma das novidades. Diana Barnabé (Canal Pança) será a animadora da tertúlia em que participam um quarteto de "vigneronnes": Filipa Pato, Leila Camizão, Aline Domingues - que trocou Paris pela aldeia de Uva no planalto mirandês-e a argentina Nuria Renom, radicada na Catalunha.
No programa da tertúlia, destaque para a apresentação (sexta-feira, dia 24) do livro "Viti,Vini, Vici", da autoria do "vigneron" Thomaz Vieira da Cruz e para a atuação de quatro bandas, ao final de cada dia.
Em termos gastronómicos, Delicatum e Forneria de S. Pedro garantem o aconchego do estômago durante esta edição do salão, em que fazem a estreia a dupla André Cabrita e João Ribeiro (Goela), bem como Hugo Ferrazque apresentará o projeto "Tasteology" e um café de especialidade.
A funcionar durante o evento, um bar de vinhos europeus (sem referências ibéricas) tem a chancela dos NatWine Aficionados.
Artistas do Minho ao Algarve dão o contributo à exposição "Na proximidade das roas, um ninho de astrolábio" com curadoria de Karl Own.
Um tributo às mulheres é o lema do clássico jantar "pop up" que decorrerá no restaurante Mito, confecionado a quatro mãos por Inês Pando (Mafaldas) e Mirna Gomes (subchefe do Mito).~
Um programa vasto, diversificado e bem recheado ao longo de três dias.
Nos dias 24 (sexta-feira) e sábado, o horário para o público é das 15 horas às 20 horas; no dia 26 (domingo) as portas da Alfândega do Porto abrem às 11 horas e encerram às 16 horas.