O Pet Nat Vale da Mata, um vinho leve e com baixo teor alcoólico com a chancela do Rocim, é uma forma de tributo às origens e ao avô Manuel.
Corpo do artigo
As novas tendências de consumo, apelando a vinhos mais leves, com baixo teor alcoólico, e à captação de novos públicos têm suscitado o lançamento de novos produtos, como é o Pet Nat Vale da Mata elaborado pelos enólogos Catarina Vieira e Pedro Ribeiro da Herdade do Rocim.
As uvas utilizadas na produção deste vinho natural, conhecido pela abreviatura de Pétillant Naturel" - expressão francesa que significa espumante natural - foram colhidas no Vale da Mata, nas Cortes, nos arredores de Leiria, numa pequena vinha que está na posse da família Vieira há várias gerações.
É uma zona com um microclima único, graças à proximidade da serra e do mar. "Quando iniciámos o projeto de reabilitação da vinha e recuperámos esta tradição familiar, quisemos respeitar sempre a memória do avô Manuel e fazer vinhos autênticos, naturais, que respeitassem integralmente a vocação natural do "terroir" da região», explica Catarina Vieira.
O vinho é produzido sem adição de leveduras ou açúcares e engarrafado antes de completar a fermentação, que é concluída na garrafa, o que permite ir libertando o gás natural tão característico.
O Vale da Mata Pet Nat «é parte desse tributo às origens, com a produção de um vinho segundo um método de vinificação ancestral», sublinha Catarina Vieira.
Para Pedro Ribeiro, este Pet Nat, com 90 por cento de Tinta Roriz; cinco por cento de Vital e cinco por cento de Arinto, «foi produzido, exatamente, como o imaginámos, ou seja, vinificado em depósitos de cimento para realçar a fruta primária e com a fermentação a terminar em garrafa, sempre a uma temperatura controlada. Teve um estágio de 14 meses sobre a própria borra e não fez "dégorgement", o que lhe traz alguma turvação».
É um vinho leve e refrescante, que deve ser servido entre os 6 e os 8 º C, com baixo teor alcoólico e que, graças à frescura e acidez, pode ser bebido sozinho ou acompanhando mariscos, peixes grelhados, sushi e sashimi.
Um vinho com o preço de 10,99 euros, ideal para harmonizar momentos festivos.