A criatividade e a inovação continuam a moldar os vinhos da Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. A prova está na mais recente trilogia de vinhos verdes, produzida com fiel a uma origem que conta.
Corpo do artigo
O clima ameno de influência atlântica e os solos graníticos e arenoso do Alto Minho permitem a produção de vinhos elegantes, harmoniosos, com frescura e moderado teor alcoólico.
Em plena região dos Vinhos Verdes, a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez (ACPBAV) continua a destacar-se, não só no mercado nacional, mas em especial no cenário internacional, graças à designação Barcos Wines.
A inovação, baseada nos saberes e técnicas de um passado que é marca do território em que está implantada, tem sido um dos aspetos marcantes do trabalho de enologia dirigido com mestria por José Antas Oliveira
A captação de públicos mais jovens – o recente lançamento do Sweet Paty, um vinho branco, 100 por cento Loureiro, frutado e menos alcoólico -- insere-se na trajetória de sucesso em termos comerciais.
Com o tempo quente a aproximar-se, é tempo de colocar o Naperão Branco sobre na mesa, ou seja, o Adega Ponte da Barca Grande Escolha.
Verdadeiro recordista de vendas, resulta de um lote especial de diferentes castas brancas da região, oriundas de vinhas conduzidas em cordão simples com uma idade média de 15 anos.
As uvas, 85 por cento de Loureiro e os restantes 15 por cento são de Alvarinho, Arinto e Trajadura em partes iguais, são vinificadas de forma a extrair o máximo potencial qualitativo. A fermentação decorre com leveduras selecionadas e temperatura controlada, para que os aromas primários sejam preservados, O vinho é mantido posteriormente em cubas antes de ser engarrafado.
Apresenta uma cor citrina e aroma floral. Frutado, macio, com ligeiro gás, tem um sabor intenso e revela muita frescura.
Em termos gastronómicos, é ideal para acompanhar marisco, peixe, carnes brancas e comida oriental ou, muito simplesmente, para saborear como aperitivo.
Loureiro e Alvarinho em referências Premium
O Loureiro Premium, também da colheita de 2023, é uma celebração da mais célebre casta branca da Região dos Vinhos Verdes. A complexidade aromática e paladar vibrante são atributos da casta originária do vale do rio Lima.
Este vinho, seco e de cor e aromas cítricos, revela notas florais, que refletem a elegância e a acidez vibrante de uma região de caráter tão singular.
É ideal para acompanhar entradas diversas ou muito simplesmente para ser bebido como aperitivo. Faz harmonia perfeita com pratos de marisco, peixe e carnes brancas.
Outra das referências Premium é o Adega Ponte da Barca Branco Loureiro-Alvarinho. Trata-se de um vinho pleno de mineralidade, equilibrado, complexo e persistente na boca,
As castas Loureiro (muita frescura) e Alvarinho (mais encorpada) resultam de forma harmoniosa e dão caráter a este vinho de cor
cítrica, aroma marcado a frutos tropicai, adequado para acompanhar saladas, pratos de peixe e de marisco e comida asiática.
Uma trilogia de vinhos verdes brancos em que «cada garrafa conta uma história única, refletindo a dedicação e o cuidado dos viticultores», que integram a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
