A 3.ª edição do Vinho na Vila, agendada para o dia 10 de maio, conta com 16 adegas de portas abertas e 35 produtores, entre eles alguns estrangeiros, para uma ampla celebração da cultura alentejana
Corpo do artigo
Cerca de 250 vinhos em prova de 35 produtores, 16 adegas aderentes – mais quatro em relação à edição anterior --, gastronomia, cante alentejano, exposições e passeios de charrete constam do cartaz do evento que vai animar Vila Alva, no concelho de Cuba, no dia 10 de maio.
No coração de uma sub-região vinícola, com um património rico em vinhas centenárias e a produção do vinho de talha como ancestral tradição – ‘provar o tareco’ é o momento culminante de uma arreigada celebração de contornos únicos – Vila Alva volta a conhecer grande animação com “uma das maiores festas do ano e que tem sido motor de dinamização da população”, refere a organização.
No ‘Mercado da Vila’ marcam presença vários produtores regionais; há exposições de olaria e artes gráficas para apreciar e passeios de charrete pelas ruas de uma localidade com relevante património religioso.
Para recuperar energias, vão ser definidas novas áreas de descanso, incluindo um miradouro para contemplação de uma magnífica paisagem matizada de várias cores.
O envolvimento de artistas locais, como forma de estimular a cultura é outro dos objetivos da organização, que promove a exposição ‘Cancioneiro Ilustrado’, da autoria de Fernando Estevens, e a participação de José Miguel, artesão de olaria.
“Este é um projeto que tem crescido de forma sustentada, em número de produtores, de visitantes, de adegas recuperadas, de novas experiências e de animação”, adianta Luís Gradíssimo, do Enóphilo, referindo que desde a primeira edição do ‘Vinho na Vila’ já passaram mais de 1200 pessoas, maioritariamente de nacionalidade portuguesa.
A adesão dos habitantes de Vila Alva tem sido entusiástica, uma vez que “algumas adegas têm vindo a ser recuperadas e sente-se, também, um maior estímulo nos alojamentos da região e na restauração”, sublinha Ricardo Santos, do bem sucedido projeto XXVI Talhas.
Almoço com assinatura de chefe
O sucesso da iniciativa ‘Chefs na Vila’ foi determinante para nova edição, no dia 11 de maio, do almoço, desta feita com assinatura do chefe João Simões do restaurante Casta85, de Alenquer.
Reservas até ao dia 7 de maio, com o valor de 65 euros por pessoa.
“Queremos que o Vinho na Vila seja um evento de referência a nível nacional, proporcionando um ambiente autêntico e diferente, onde os visitantes possam descobrir vinhos de qualidade e viver uma experiência única, em plena comunhão com a aldeia e a sua cultura”, acrescenta Luís Gradíssimo.
Os bilhetes para o ‘Vinho na Vila’ podem ser adquiridos nos locais habituais e na Ticketline, a preço mais reduzido, até dia 7 de maio.
O pacote ‘Vinho na Vila inclui prova de vinhos; rota do petisco; ‘t-shirt’ e chapéu oficial; garrafa de vinho XXVI Talhas exclusiva e jantar com vinho tem o custo de 75 euros.
