O Vinho de Talha é o protagonista de uma iniciativa da Adega de Vidigueira, Cuba e Alvito com um programa, que inclui cozinhar em plenas vinhas centenárias e refeições assinadas por chefes com estrela Michelin
Corpo do artigo
O sucesso alcançado o ano passado pelo Talha à Mesa está na base da reedição, nos dias 22 e 23 de março, de um programa aliciante e diversificado com organização da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.
Com o Vinho de Talha a atravessar uma fase de notória vitalidade e com o processo de candidatura a Património Imaterial da Humanidade em marcha, este evento pretende elevar a projeção de um produto com história milenar e cuja elaboração é um hino à tradição.
O Vinho de Talha tem vindo a assumir uma importância crescente desde 2010, ano em que foi certificado o primeiro vinho de talha DOC Alentejo.
Para José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, ”este é um momento decisivo na continuidade da afirmação do Vinho de Talha e isso passa obrigatoriamente pela sua ligação com a gastronomia”.
O programa engloba almoços e jantares vínicos, ‘showcookings’ na vinha, ‘masterclasses’, provas de vinhos e petiscos tradicionais e, naturalmente, cante alentejano.
Os chefes convidados são João Sá e Óscar Geadas, ambos detentores de estrela Michelin), e João Narigueta, bem como o escanção António Geadas.
Cada vez mais, o Vinho de Talha marca presença em ementas de restaurantes e os chefes desdobram-se em experiências para encontrar pratos que harmonizem com o aromas libertos e sabores próprios de um produto vínico especial.
De acordo com Luís Gradíssimo, curador do evento e coorganizador, “a mesa é o melhor palco que podemos dar a um vinho”. Nesse sentido, foi preparado um conjunto de atividades, que relaciona o Vinho de Talha com a gastronomia, mostrando assim o seu potencial à mesa.
Além das harmonizações preparadas por cada chefe, haverá também uma ‘masterclasse’ sobre a temática da harmonização de vinhos e petiscos regionais para saborear.
Outros produtores presentes
À semelhança da edição anterior, as experiências vínicas do “Talha à Mesa” não ficam limitada aos vinhos da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.
Os produtores convidados, cujos vinhos farão as delícias dos participantes são: Altas Quintas, Amareleza Vinhos, Carmim, Morais Rocha Wines e Rocim.
Os vinhos dos produtores poderão ser degustados, não só nas refeições preparadas pelos chefes, mas também no Bar de Talhas, onde estarão em prova livre.
Cozinhar e provar em vinhas centenárias
No dia 22 de março (sábado), o programa tem início, às 11h00, com Cozinha na Vinha. É um ‘showcooking’ nas vinhas centenárias com prova de prato e vinho pelo chefe João Narigueta.
O almoço, marcado para as 13h00, tem assinatura do chefe Óscar Geadas e harmonização com vinho de talha por António Geadas.
Entre as 15h00 e as 20h00, o bar de vinho de talha e petiscos regionais estará aberto.
A ‘masterclass’ Harmonização com Vinhos de Talha está a cargo de Luís Gradíssimo.
Às 20h00, está marcado o jantar com harmonização de vinho de talha preparado pelo chefe João Narigueta.
No domingo (dia 23), Cozinha na Vinha, com prova de prato e vinho, está a cargo do chefe João Mourato e antecede o almoço de harmonização com vinho de talha com o chefe João Sá, que decorre a partir das 13h00.
Pelas 16h00, a ‘masterclass’ “Talha com História” tem a participação de José Miguel Almeida, José Calado e Ricardo Bonito.
Lugares muito limitados
O bilhete designado ‘Talha Experience’ inclui todas as atividades dos dois dias do programa e o alojamento (sábado para domingo) na Vidigueira.
Para qualquer das atividades, todas com lugares muito limitados, é possível adquirir um ingresso individual. No entanto, para qualquer das refeições, a compra só é possível até ao dia 16 de março.
Os bilhetes estão à venda na Ticketline e no site da Adega.
