A Costa Boal é uma empresa produtora de vinhos gerada pela história de uma família estabelecida no Douro desde 1857. António Boal, herdeiro do legado familiar, lançou no mercado novas referências e vinhos do Porto envelhecidos em madeira ao longo de várias gerações.
Corpo do artigo
A história da família Boal remonta a meados do século XIX, quando uma senhora de apelido Boal, natural de Justes, casou em Cabêda, com Joaquim Fernandes de Carvalho. Desta união nasceu Armindo Boal, pai de Armindo e de Luís, avô de António Boal.
Esta família de viticultores de Cabêda integrou o movimento que levou à fundação da Casa do Douro em 1932.
A Costa Boal Family Estates, criada em 2009, lançou os primeiros vinhos em 2011, em Trás-os-Montes. Em paralelo, a empresa reforçou laços com o Douro, revitalizando a adega e vinhas pertencentes à família, no concelho de Alijó.
A compra do Monte dos Cardeais, em Estremoz, em 2021, marcou a entrada no Alentejo.
No mês de janeiro do ano seguinte, novas categorias de Vinho do Porto foram apresentadas ao mercado mundial, nomeadamente nos vinhos envelhecidos em madeira.
Para o produtor António Costa Boal, foi o mote para o produtor António Costa Boal procurasse desvendar a árvore genealógica que permitisse traçar o ADN vínico da marca.
Um vinho Very Very Old (VVO) envelheceu, ao longo de várias gerações, em cascos de madeira, na adega que a empresa possui na aldeia de Cabêda, no Douro, precisamente onde começou a história da família.
Entre vários vinhos, destacam-se o Costa Boal Porto 50 anos - apenas 400 garrafas de 0,50 l (260 euros) e, com mais de 100 anos, o Costa Boal Very Very Old Port - VVO: apenas 200 garrafas de 0,50, ao preço de 1.350 euros.
«Vinhos desta raridade têm um valor imensurável. São raros, únicos, de quantidades limitadas, é certo, mas mais do que isso contêm em si décadas e décadas de história que as gerações souberam proteger e perpetuar para que agora possam mostrar ao mundo o quanto o Vinho do Porto encerra de excecional», sublinha António Costa Boal.
Para o produtor e herdeiro da família, «ter este património na empresa é uma honra. Estes vinhos são o ADN da Costa Boal que agora tem a história e a sua arvore genealógica devidamente identificada e a continuidade assegurada na família», acrescenta António Costa Boal.
Novos lançamentos e imagem
Uma nova imagem gráfica, que reflete a tradição de mais de século e meio de história ligada à modernidade da marca, apostada em reforçar a presença no segmento "premium", marcou o lançamento de novos vinhos.
O brasão da família aparece, neste "rebranding" da autoria da Brand Taste, em destaque nos rótulos. Um trabalho cuidadoso, combinação de altos e baixos-relevos, verniz braile em espessura e estampagem a ouro assinado por Joana Avô.
«A integração do brasão de família nos rótulos tinha de ser feita sem perder sobriedade, sofisticação e simplicidade, valores que
sempre estiveram presentes na marca Costa Boal», explicou a responsável criativa.
Os novos lançamentos de vinho do Douro da Costa Boal são: Chardonnay (2000 garrafas); Homenagem Branco (1500 garrafas) e Homenagem Tinto (3000 garrafas).