A Região dos Vinhos Verdes, presente em 117 mercados, registou um crescimento de 6% nas exportações até final de novembro de 2022.
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A estratégia de valorização da Denominação de Origem (DO) Vinho Verde continua a traduzir-se em resultados significativos, espelhados nos 30 milhões de litros exportados para 117 países, com destaque para os Estados Unidos, Canadá, Brasil e Alemanha.
Com o arranque do novo ano, somam-se novos mercados integrados no Programa de Promoção Anual, sendo de registar o regresso ao Reino Unido e a estreia na Polónia e na Coreia do Sul.
O aumento das exportações, nos anos anteriores, para os referidos mercados, levou a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) a apostar na promoção, através de um conjunto de ações educativas, apresentações dirigidas a líderes de opinião e trade, provas e eventos de posicionamento destinados a reforçar a comunicação de valor nos vários segmentos de Vinhos Verdes: dos brancos aos rosados, monocastas e com potencial de guarda.
Para este ano, está desenhada uma aposta na promoção em mercados cujo crescimento tem sido significativo.
"A Coreia do Sul, à semelhança do México, é um mercado pequeno com um grande potencial e no qual assistimos a um crescimento de mais de 30% em volume e de 48% em valor até novembro", revelou Dora Simões, presidente da direção da CVRVV.
Os bons resultados alcançados até ao penúltimo mês do ano transato permitem antever um retumbante sucesso:
"Os números de 2022 até novembro são bastante animadores, pelo que a Região dos Vinhos Verdes mantém a expectativa de fechar o ano com um novo recorde de exportações", sublinhou Dora Simões.
"Estamos certos de que a DO Vinho Verde está a seguir a estratégia de valorização, que permitirá manter um crescimento sustentado nos vários mercados de exportação, que são já mais de uma centena em todo o Mundo", acrescentou a presidente da CVRVV.