O castelo de Beja é palco na sexta-feira, dia 20 de setembro, de um programa diversificado: vinhos de todos os produtores do concelho, gastronomia e música
Corpo do artigo
A iniciativa Vinhos de Beja no Castelo é o mote para um animado final de dia em cenário magnífico: ex-libris da capital do Baixo Alentejo, com a sua torre de menagem, a mais alta de Portugal com quase 40 metros, o castelo acolhe os nove produtores de vinho do concelho bejense presentes.
Terminada a vindima, é uma oportunidade soberana para conversas e provas, centradas nos vinhos do território que se estende ao redor da velha Pax Julia.
Com a Vinipax no horizonte (que decorre entre os dias 4 a 6 de outubro), esta iniciativa é, de algum modo, um 'aperitivo' para o certame já consagrado no panorama nacional dos eventos similares.
Em termos gastronómicos, o chefe João Engana propõe sabores de Alqueva, várias sugestões muito apelativas para confortar o estômago e harmonizar com os vinhos presentes, confecionando pratos e petiscos com excelentes produtos regionais: bochechas cozinhadas a baixa temperatura com grão e vinho tinto; espetada de queijo e figo; croquetes de alheira com amêndoa e mini hambúrguer.
O lado musical deste evento promovido pela Município de Beja, é preenchido com as escolhas musicais de Jorge Benvinda e do DJ Groove, que vão animar esta edição do Vinhos no Castelo de Beja, entre as 18h00 e as 23h00. O ingresso tem o preço de cinco euros, incluindo copo de provas.
