A 2.ª edição do Enóphilo Wine Fest Vilamoura acontece no dia 8 de março e conta com a participação de 42 produtores, entre eles 16 da região algarvia
Corpo do artigo
A adesão dos produtores de vinho do Algarve, cuja participação duplicou em relação ao ano passado, é um dos destaques do Enóphilo Wines Fest. A 2.ª edição decorre em Vilamoura, no dia 8 de março.
No Algarve, o sector do vinho está em crescimento, contando atualmente com 60 produtores, dos quais 40 por cento são estrangeiros, que fazem vinhos certificados e produziram, em 2024, um volume total de cerca de dois milhões de litros.
Para Sara Silva, presidente da direção da CVA, “estres números demonstram não só o dinamismo da região, mas também o potencial do Algarve, enquanto montra para os vinhos nacionais no mercado estrangeiro”.
De acordo com a presidente da CVA, “é muito importante que eventos como o Enóphilo Wine Fest decidam investir na região e nos Vinhos do Algarve. Para os nossos produtores é fundamental contar com estas feiras para divulgar os seus vinhos junto de um público alargado”.
Com presença em cinco cidades, o Enóphilo Wine Fest, criado por Luís Gradíssimo, com o objetivo de pôr em contacto produtores, enófilos e profissionais do setor, teve a 1.ª edição em 2015, em Lisboa.
No ano seguinte, estreou-se no Porto, com a designação Wine Fest by Wine Club Portugal.
Em 2018, realizou-se a 1.ª edição em Coimbra, já sob a denominação de Enóphilo Wine Fest. Seguiu-se Braga, em 2022, e Vilamoura, dois anos volvidos.
Produtores presentes
Os produtores presentes nesta 2.ª edição em território algarvio representam 42 marcas e mais de 300 vinhos: Quinta do Val Moreira; Quinta do Paral; Joaquim Arnaud; Mont’Alegre; Quinta dos Abibes; Titan of Wines; Rosa da Mata; Quinta da Ramalhosa; Casal das Aires; Somnium; Vinilourenço; Quinta da
Rabiana; Vinhos Desviso; Duplo PR; Regateiro; Ervideira; Primado; Quinta de Paços; Hugo Mendes, XXVI Talhas; Carlos Raposo; Villa Oeiras; Infinitude; Quinta do Tamariz; Ode winery e Aleixo Wines.
A região do Algarve marca presença assinalável com a participação dos produtores Sul Composto; Quinta do Canhoto: Adega do Cantor; Dito Cujo; Arvad; Quinta dos Sentidos; Quinta dos Santos; Quinta do Rogel; Quinta da Penina; Adega Sampaio Schleiss; Casa Santos Lima; Cabrita Wines; Vinhas de Nexe; Agrolares; Túlio Costa e Quinta dos Vales.
O evento irá decorrer no centro de congressos do Hotel D. Pedro Vilamoura, no dia 8 de março, das 15h00 às 20h00. O ingresso tem o custo de 20 euros, com direito a um copo de empréstimo e prova livre de todos os vinhos.
Está a decorrer a pré-venda, com desconto de 25 por cento.
