Mais de cem vinhos à prova, 23 produtores presentes, petiscos com assinatura do estrelado chefe Rodrigo Castelo, música e um mercado dão forma ao Tejo na Praça, evento em tempo de regresso a Lisboa
Corpo do artigo
Os Vinhos do Tejo estão de volta a Lisboa, no dia 10 de maio (sábado), entre as 11h00 e as 20h00, para um evento dedicado, integralmente, à região que ostenta o nome do rio, mas que não é de plantio de vinhas na capital.
Trata-se de um evento mais ao estilo de “mercado”, com venda de vinhos e de petiscos, momentos de literacia vínica. Este nome tem a ver, precisamente, com o local onde decorre, no espaço Praça Beato, situada junto a uma das entradas do Beato Innovation District – a da Travessa do Grilo, 1.
A promoção dos Vinhos do Tejo, em conjunto entre pares, mas a solo como região, era um desejo forte dos produtores, agora concretizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo). São 23 os agentes económicos que vão estar presentes
Para acompanhar os Vinhos do Tejo, os petiscos do chef Rodrigo Castelo, do Ó Balcão, restaurante premiado com uma estrela no Guia Michelin e dois sóis do Guia Repsol, fazem a harmonia perfeita. A oferta gastronómica estará disponível durante todo o horário do evento, durante o qual os momentos musicais vão ter João Ricardo como protagonista.
Para melhor compreender o mundo dos vinhos, o Tejo na Praça vai ter duas provas comentadas pelo ‘sommelier e embaixador dos Vinho do Tejo, Rodolfo Tristão, tendo como base as castas rainhas da região - Fernão Pires (às 12h00) e Castelão (às 15h00).
O crítico de vinhos e gastronomia Edgardo Pacheco (jornal Público) será o moderador de uma conversa que terá por mote “Vinhos do Tejo historicamente na vanguarda”.
O painel é composto por três jovens enólogos: Joana Silva Lopes (Quinta do Casal Branco); João Nunes (Alveirão) e Pedro Pinhão (Quinta da Lagoalva) e Edgardo Pacheco.
As provas comentadas e a conversa com enólogos serão de acesso gratuito, mas de lotação bastante limitada.
Para Luís de Castro, presidente da CVR Tejo, “este evento tem como objetivo a partilha de conhecimento e a prova dos vinhos da região do Tejo de uma forma mais personalizada, permitindo uma maior proximidade com a região, os enólogos e produtores que os fazem e, por conseguinte, uma maior ligação emocional os vinhos.”.
A entrada no evento é livre, mas para a degustação dos vinhos à prova torna-se obrigatória a compra de um copo de prova, por um valor de dez euros. Os petiscos têm o preço de seis euros cada.
