O enoturismo e a internacionalização dos vinhos portugueses estão em destaque, nos dias 19 a 21 de outubro, num evento que decorre nos pavilhões da FIL (Parque das Nações), palco de mais uma edição da Grandes Escolhas/Vinhos e Sabores
Corpo do artigo
Ao longo do fim-de-semana, os visitantes – consumidores e profissionais do setor – terão a oportunidade de degustar vinhos e sabores únicos, bem como dialogar com produtores e participar em provas comentadas por especialistas, assistir a showcookings e provar iguarias assinadas por chefes portugueses de referência.
A edição deste ano da Grandes Escolhas/Vinhos e Sabores, que conta com o apoio do Turismo de Portugal e da ViniPortugal, tem como objetivos bem definidos, "o apoio ao crescimento do setor vinícola português em duas vertentes, a exportação e o enoturismo", refere João Geirinhas, diretor de negócios da Grandes Escolhas.
De acordo com aquele responsável, "no primeiro caso, investimos, fortemente, na presença de duas dezenas de compradores internacionais de 14 mercados, que procuram conhecer produtores e vinhos distintos".
Está confirmada a presença de compradores de diversos países: Brasil, Canadá, Dinamarca, EUA, Espanha, Estónia, Finlândia, Itália, Lituânia, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Suécia e Suíça.
Para João Geirinhas, "os nossos produtores têm uma excelente oportunidade de iniciar ou reforçar contactos com estes mercados, apresentando os seus produtos de forma personalizada e com maior proximidade. No enoturismo, temos a visita de muitos agentes turísticos, empresas DMC (Destination Management Company), que aproveitam a enorme diversidade de expositores para reforçar apostas em programas cada vez mais ambiciosos e sofisticados".
Neste âmbito, de salientar a realização de um colóquio-debate, no dia reservado a profissionais (21 de outubro), rendo como tema o enoturismo.
Comprar vinhos é novidade
Os visitantes têm este ano a possibilidade de comprar vinhos, algo que não aconteceu nas edições anteriores deste evento. A presença de pequenos produtores, pouco conhecidos nos habituais circuitos comerciais, é um dos aliciantes desta inovação.
Nos dias 19 (sábado) e 20 (domingo) de outubro, no espaço 'Vinhos com Gosto', seis conceituados chefes no panorama gastronómico nacional – André Cruz, Ruben Trindade, Hélio Loureiro, João Sá, Carlos Afonso e Tiago Emanuel Santos – protagonizam sessões de cozinha ao vivo.
Além de apresentarem algumas das suas criações, experimentam novas combinações harmonizadas com vinhos de diferentes regiões e estilos.
Para o público em geral, haverá as habituais sessões do 'Prove Connosco', com o objetivo de potenciar a comunicação, através de um diálogo fecundo entre produtores e consumidores.
Provas especiais
Este evento "é reconhecido como o principal do setor vinícola, reunindo produtores de todas as regiões do país para apresentarem as suas mais recentes colheitas e as grandes novidades do ano", sublinha Luís Lopes.
O diretor da revista Grandes Escolhas salienta as Provas Especiais, que classifica como "momentos únicos, oportunidades exclusivas de provar vinhos muito especiais, apresentados por quem melhor os conhece, e que são sempre momentos altos do evento".
Estas provas comentadas, com a duração de uma hora e limitadas a 50 pessoas por sessão, decorrem no espaço FIL 'Meeting Center', mesmo ao lado do Pavilhão 1, são uma oportunidade única para provar vinhos excecionais, muitos dos quais são raridades e colheitas históricas que há muito não se encontram à venda.
A participação requer inscrição prévia na Ticketline, ao custo de 50 euros por sessão.
O anúncio dos resultados do concurso “Escolha da Imprensa” é um dos momentos mais aguardados deste certame. No dia 19 de outubro (sábado) serão revelados os vencedores do concurso que registou nesta edição quase 500 vinhos inscritos.
Os resultados também serão publicados no site, na revista Grandes Escolhas e nas redes sociais.
O bilhete diário e o passe válido para dois dias – qualquer das opções com direito a copo – têm o valor de 15 e 20 euros, respetivamente.
O ingresso na feira pode ser adquirido online (Ticketline) ou no local.
As portas abrem às 15 horas do dia 19 de outubro (este sábado); às 17h00 está marcada a inauguração oficial.
