A Vinipax é o maior evento de vinhos do sul de Portugal.
Corpo do artigo
A Vinipax está de regresso, dois anos volvidos, para mostrar em Beja, de 30 de setembro a 2 de outubro, a cultura dos vinhos da região de além Tejo, integrada no vasto e diversificado conjunto de eventos denominado Patrimónios do Sul.
A 13.ª edição da Vinipax, o maior evento de vinhos do Sul de Portugal, conta com a presença de quatro dezenas de produtores.
É um espaço de afirmação dos mais emblemáticos vinhos da região alentejana, de outras regiões nacionais e até estrangeiras e consolida o seu posicionamento no calendário de mostras vínicas nacionais de referência.
No programa, para além das habituais provas comentadas promovidas pelos produtores presentes, sobressaem os "Vinhos de Beja" e o tradicional "Vinho de Talha", cuja candidatura a Património Cultural da Humanidade será apresentada no dia 1 de outubro (17.00 horas).
A estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, está em destaque no espaço Sul à Mesa, com vários showcookings a cargo de chefs de alguns restaurantes de referência da região.
Neste capítulo, destaque para a ação "O presunto de porco alentejano IGP a harmonizar com vinhos de Pinhel", a Cidade do Vinho 2022.
O programa de provas é diversificado: os Vinhos do Douro e do Porto têm a honra de abertura na sessão promovida pelo IVDP, (dia 30 de setembro, às 18h00 horas) e comentada por Paulo Russell-Pinto, seguindo-se o Vinho de Talha (Adega XXVI Talhas e Herdade do Rocim).
Nos restantes dias, as provas deste vinho ancestral estarão a cargo da Gerações de Talha; Talha Máfia; Família Galante e Honrado Vineyards).
A "Introdução aos Vinhos do Douro e Porto" estará a cargo de Aníbal Coutinho, que também fará uma prova comentada dos "Vinhos do Alentejo", enquanto Manuel Baioa dará conhecer o "Vinho de Talha/O Vinho Ancestral do Alentejo".
O "Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo" estará em destaque nestes tempos tão exigentes para a preservação do ambiente.
Patrimónios do Sul
O certame está integrado, desta vez, no seio do conjunto de eventos designado por Patrimónios do Sul. Em destaque vão estar os vinhos, produtos agroalimentares, turismo, património cultural, a biodiversidade, artes e ofícios, gastronomia, caça e a pesca, tradição taurina e as aves.
O programa inclui demonstrações de equitação; batismos a cavalo; ofícios ao vivo - olaria, empalhamento, viola de Beja, trabalhos em buinho - que vão animar o vasto Parque de Exposições Manuel de Castro e Brito, na capital do Baixo Alentejo.
Em paralelo decorrem o 4.º Salão Caça, Pesca e Natureza de Beja; Beja Educa e Artes do Sul, bem como outras iniciativas:
Arqueologia - a Pax Julia depois de Roma: Beja Monumental e a exposição fotográfica Pelas Aldeias de Beja.
O cante e os petiscos não vão faltar no programa em que os Dama (dia 30 de setembro) e Calema (dia 1 de outubro), são cabeças de cartaz dos espetáculos agendados para as 22h30 horas.